DESIGN TRANSFORMA CORTIÇA EM PRODUTOS DE DECORAÇÃO SUSTENTÁVEIS PARA A CASA
A marca portuguesa Cork Units alia o design contemporâneo à tradição da cortiça, desenhando e produzindo peças de design funcionais e sustentáveis. A empresa lançou produtos para a casa em cortiça que realçam a textura natural desta matéria-prima amiga do ambiente.
Cork Units é uma marca portuguesa de design criada “dentro” de uma empresa familiar de cortiça com tradição de mais 30 anos no sector. Fundada por Mariana Alves, arquiteta, e Joana Silva, engenheira, a segunda geração da empresa industrial, Dimas & Silva, que faz blocos de cortiça natural na freguesia de Mozelos, em Santa Maria da Feira, a Cork Units desenvolve o negócio a criar peças para a casa em cortiça de design contemporâneo.
“O nosso objetivo é criar produtos contemporâneos e funcionais feitos de cortiça, realçando a sua beleza natural, textura e variação de tonalidade. A cortiça é o material principal das coleções da Cork Units, por vezes combinada com outros materiais. Os produtos da Cork Units são desenhados e produzidos em Portugal. Com um nível mínimo de transformação, a cortiça mantém a maioria das suas propriedades originais, resultando em produtos com uma pegada ambiental reduzida”, lê-se no site da marca.
Da coleção da marca, destacam-se mesas de apoio com tampas coloridas, que permitem ainda arrumação dentro, prateleiras, vasos, taças, caixas e tabuleiros minimais, ou vários acessórios para o escritório. As empresárias empreendedoras desenvolveram ainda uma linha de caixas de joalharia personalizadas.
A Cork Units trabalha essencialmente com vendas online, com hotéis, gabinetes de decoração de interiores e parcerias. A marca foi convidada a ter as suas peças expostas no WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia.
A internacionalização da marca passa por colocar também os seus produtos na Alemanha, Dinamarca, Suécia, França, entre outros mercados.
Fotografias: Cork Units