COLEÇÃO MADAME BUTTERFLY PARA REVESTIR PAREDES VENCE PRÉMIO DE DESIGN
O ‘German Design Award 2024’ na categoria de “excelência de design de produto: materiais e superfícies” foi atribuído à coleção especial Madame Butterfly da Glamora, marca italiana de revestimentos de parede. A coleção Madame Butterfly surge como um exemplo de criatividade e inovação no design contemporâneo, inspirado na ópera de Giacomo Puccini. O júri internacional do prémio alemão destaca o produto pela qualidade e pelo design a nível mundial.
A coleção Madame Butterfly propõe nas superfícies “um diálogo entre o Oriente e o Ocidente, o contemporâneo e o tradicional, a liberdade de composição e o rigor geométrico”, refere a marca Glamora no site.
Para o júri do ‘German Design Award 2024’, a coleção destaca-se no design contemporâneo, representando uma fusão não convencional de criatividade e inovação no campo das superfícies recentemente desenvolvidas.
A coleção Madame Butterfly resulta da “viagem de descoberta”, explorando a cultura japonesa e os seus impactos na europa. Esta coleção de revestimentos de parede é uma homenagem à ópera homónima de Giacomo Puccini. “No centro do design da coleção está uma justaposição predefinida de uma refinada mistura multimaterial que evoca o calor da bétula, a sensualidade do veludo, a porosidade da cortiça e a densidade irregular do papel, criando efeitos sensoriais inesperados, pontuados por uma subtil linha de junção dourada”, refere a Glamora.
Dos diferentes materiais e paleta de cores, a Glamora desenvolveu os seguintes produtos: GlamBirch, uma folha leve de bétula que realça a essência quente da madeira; GlamRafia, feito de fibras vegetais tecidas, que joga com a luz, multiplicando os seus efeitos; GlamCork tendo por base a beleza da cortiça; e GlamVelour, material aveludado e suave. Materiais que se juntam ainda ao GlamPure, um tecido não tecido feito de linho puro e viscose, e ao GlamSatin, viscose com pó mineral caracterizado por um acabamento iridescente especial que evoca o brilho da seda.
Com este conceito inovador, a Glamora criou uma coleção elegante para decoração, transformando o revestimento de parede numa verdadeira instalação arquitetónica integrada no design de interiores.
Fundada em 2010, em Itália, a Glamora dedica-se a criar coleções de revestimentos de parede personalizados inspirados na arte, no design e na natureza, e concebidos com materiais requintados, naturais e sustentáveis.
A marca Glamora trabalhou já em diversos projetos, nomeadamente a Torre Armani em Miami; a Penthouse Bulgari no Dubai; o Hotel Indigo em Veneza; o Mandarin Oriental no Lago Como; o Campus JP Morgan em Palo Alto; o Hotel Meliá em Valência; o Hotel Hyatt em Rostov on Don na Rússia; a sede da Google em Nova Iorque; os escritórios da Amazon em Madrid, Barcelona e Paris; e a sede do Tripadvisor em Boston.
Fotografia: Glamora