fbpx

ZAHA HADID ARCHITECTS RENOVA TORRE ICÓNICA EM MONTE CARLO NO MÓNACO

ZAHA HADID ARCHITECTS RENOVA TORRE ICÓNICA EM MONTE CARLO NO MÓNACO

Construída em 1963, a Torre Le Schuylkill foi o primeiro edifício alto construído no Mónaco. Destacando-se em Monte Carlo, a torre residencial com 17 pisos e 188 apartamentos, tem vistas privilegiadas para o porto do principado, palácio real, cidade velha e para o Mar Mediterrâneo, vai ser renovada pelo gabinete de arquitetura Zaha Hadid Architects (ZHA). Na torre original serão incorporados novos espaços comuns, incluindo uma grande sala de jantar com instalações de restauração para os residentes receberem os encontros dos familiares e amigos, bem como um novo salão do clube, ginásio, piscina e spa.

Convidada a realizar um estudo de viabilidade da torre, a Zaha Hadid Architects (ZHA) foi nomeada, juntamente com o gabinete local Square Architecte, para renovar e ampliar a torre. As obras de construção já começaram e a conclusão está prevista para maio de 2027.

Com 188 apartamentos, desde pequenos estúdios a unidades familiares com quatro quartos, a torre existente situa-se num local íngreme com um declive de 22 m entre os seus limites norte e sul. Os sete pisos mais baixos da torre estão construídos na face rochosa, enquanto os 17 pisos superiores estão divididos em 3 blocos individuais, cada um com um núcleo de circulação vertical no lado norte do edifício.

Segundo ZHA, “a renovação e a remodelação da Torre Le Schuylkill respeitam o legado de design da estrutura existente, trabalhando dentro dos limites do edifício com 60 anos de idade, ao mesmo tempo que elevam todos os padrões de habitação para os que são agora esperados pelos residentes do Mónaco”.

A sustentabilidade também foi tida em conta no projeto de renovação da torre que é considerada um edifício descarbonizado devido à eliminação de fontes de energia de origem fóssil e à sua substituição por fontes de energia renováveis. Para além da preservação da estrutura de betão existente, bem como da reciclagem, reutilização e reaproveitamento de componentes de construção existentes, a seleção de materiais, produtos, equipamento técnico e sistemas contribuiu para reduzir as emissões de carbono ao longo de toda a vida útil do edifício. A avaliação do carbono ao longo de toda a vida da torre resultou num impacto global de carbono de 623 kgCO2e/m², cumprindo o limiar de 625 kgCO2e/m² do RIBA Climate Challenge para 2030.

EGG2B1 Monaco Harbour

Fotografias: by John Kellerman cortesia Alamy, montagem by MIR

PREV

COLEÇÃO MADAME BUTTERFLY PARA REVESTIR PAREDES VENCE PRÉMIO DE DESIGN

NEXT

MESTRES VIDREIROS E DESIGNERS VALORIZAM ILUMINAÇÃO E DECORAÇÃO DE VIDRO