fbpx

MUSEU GUGGENHEIM ABU DHABI DESENHADO POR FRANK GEHRY ABRE EM 2025

MUSEU GUGGENHEIM ABU DHABI DESENHADO POR FRANK GEHRY ABRE EM 2025

O Museu Guggenheim Abu Dhabi, projetado por Frank Gehry, é um edifício icónico e uma experiência de design imersivo do século XXI. O museu define uma nova abordagem à experiência do visitante e apresenta uma visão inovadora para a visualização da arte contemporânea no contexto de uma paisagem desértica. O arquiteto Frank Gehry, Prémio Pritzker, em 1989, criou mais uma obra-prima arquitetónica mundial. O Guggenheim Abu Dhabi irá abrir em 2025.

O Guggenheim Abu Dhabi, uma obra-prima arquitetónica, foi desenhado pelo arquiteto Frank Gehry, vencedor do prémio Pritzker. Para o projeto do novo museu dos Emirados Árabes Unidos, Frank Gehry inspirou-se na paisagem circundante e desértica. Por exemplo, as estruturas em forma de cone no exterior do museu foram inspiradas nas tradicionais torres eólicas locais.

Inspirado, ainda, em espaços de estúdio industriais, o design do museu reflete a grande escala em que muitos artistas contemporâneos trabalham e apresenta disposições de galeria não convencionais.

O projeto também incorpora elementos sustentáveis adequados à região, incluindo o arrefecimento e ventilação naturais dos pátios cobertos assentes no conceito das torres eólicas tradicionais de toda a região.

O museu com 42 000 m2 será o maior dos quatro museus Guggenheim (Guggenheim Bilbao, Guggenheim Nova Iorque, Peggy Guggenheim Collection, Veneza e Guggenheim Abu Dhabi). Terá vários grupos de galerias de diferentes alturas e formas, bem como um centro de arte e tecnologia, um centro educativo para crianças, arquivos, uma biblioteca e um laboratório de conservação.

O Guggenheim Abu Dhabi situado na ilha de Saadiyat, será um dos marcos emblemáticos de Abu Dhabi. A construção deverá estar concluída em 2025, cerca de 14 anos após o início dos trabalhos.

A celebrar 70 anos de carreira na arquitetura, Frank Gehry nasceu com o nome Ephraim Owen Goldberg em Toronto, no Canadá, em 28 de fevereiro de 1929. O seu pai decidiu alterar o apelido para Gehry, quando a família se mudou para Los Angeles, em 1947. Como cidadão norte-americano, adotou Frank como primeiro nome. Frank Gehry formou-se em arquitetura em 1954, na Universidade do Sul da Califórnia, e em Planeamento Urbano, em Harvard. “The David Cabin” é considerado um dos primeiros projetos do arquiteto.

Frank Gehry criou, entre outros projetos emblemáticos, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, e o Museu Guggenheim Bilbao.

Nas décadas de 80 e 90, destacou-se ainda com o Vitra Design Museum, na Alemanha e o American Center em Paris.

Com o projeto do Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o arquiteto venceu o Prémio Pritzker, em 1989.

Dos projetos mais recentes destaca-se a Fundação Louis Vuitton, em Paris, o Biomuseo, na Cidade do Panamá, e, ainda, um Memorial ao 34.º Presidente dos Estados Unidos, Dwight David Eisenhower, em Washington e o Museu Guggenheim Abu Dhabi, ainda em construção, que estará terminado no próximo ano.

Fotografias: DR

PREV

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, BANHO E DECORAÇÃO PARA A CASA NUM SÓ ESPAÇO

NEXT

KOPKE LANÇA ‘THE LIBRARY COLLECTION’ 3 VINHOS COM MAIS DE 100 ANOS