fbpx

POSTO DE TURISMO DO PIODÃO FINALISTA AO PRÉMIO EUROPEU DE ARQUITETURA

POSTO DE TURISMO DO PIODÃO FINALISTA AO PRÉMIO EUROPEU DE ARQUITETURA

O Posto de Turismo do Piódão é um dos sete projetos finalistas do prémio de arquitetura contemporânea promovido pela Comissão Europeia e a fundação espanhola Mies van der Rohe. O projeto finalista português da aldeia histórica de xisto do Piódão, na serra do Açor, surge no concurso com a reabilitação do seu Posto de Turismo e da Praça circundante, num trabalho notável da dupla do estúdio de arquitetura de Coimbra Branco Del Rio, fundado pelos arquitetos Paula del Rio e José Branco.

A Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe já revelaram os sete finalistas que vão concorrer ao Prémio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea 2024 — Prémios Mies van der Rohe. O júri selecionou cinco projetos finalistas na categoria Arquitetura e dois na categoria Emergente.

Os vencedores das duas categorias serão anunciados no dia 25 de abril, no Centro de Informação, Documentação e Exposições sobre a cidade, a arquitetura, a paisagem e o planeamento urbano (CIVA), em Bruxelas, e a cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no dia 14 de maio, no Pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona.

Os projetos finalistas contribuem como modelos e referências para as políticas urbanas locais, criando ambientes para viver de forma inclusiva e com qualidade. Segundo o comunicado da organização, “a maioria dos projetos transforma e melhora as condições de comunidades bastante pequenas em locais que passaram por variados processos de esquecimento: antigas zonas industriais, pequenas aldeias rurais e periferias urbanas”.

Refira-se que os sete projetos revelam uma aposta na sustentabilidade e dignificam a arquitetura do quotidiano e valorizam os locais onde vivemos e aprendemos.

Além da Praça e Posto de Turismo do Piódão, do atelier Branco del Rio, projeto finalista na categoria Emergente, concorre na mesma categoria a Biblioteca Gabriel García Márquez em Barcelona (Catalunha, Espanha), da autoria da SUMA Arquitetura.

As cinco obras de arquitetura finalistas são a Galeria de Arte Contemporânea Plato em Ostrava (Morávia-Silésia), da autoria do gabinete KWK Promes, o Pavilhão de Estudos no Campus da Universidade Técnica de Braunschweig (Baixa Saxónia), da autoria dos arquitectos alemães Gustav Düsing & Max Hacke, a Escola Reggio em Madrid, da autoria de Andres jaque/escritório de inovação política, o Renascimento do Convento Saint-François em Sainte-Lucie-de-Tallano/Santa Lucia de Tallà (Córsega), da autoria de Amelia Tavella Architectes, e o Hage em Lund (Condado de Scania), da autoria de Brendeland & Kristoffersen Architects.

O Dia dos Prémios EUmies, incluiu a Cerimónia de Entrega dos Prémios, num evento que incluirá conferências dos autores das obras vencedoras e finalistas, debates com os arquitetos, clientes, decisores políticos e membros do júri, a exposição com as 362 obras participantes nos Prémios EUmies 2024 e os eventos das Semanas de Arquitetura de Barcelona.

As obras selecionadas estarão ainda abertas ao público, após o programa Out & About organizado com os Arquitetos Orientadores, em visitas na presença dos seus autores e críticos.

Fotografias: Praça do Piódão © Frederico Martinho

PREV

NOVAS TEXTURAS E DESIGN INOVADOR DE PADRÕES PARA DECORAÇÃO DE INTERIORES

NEXT

ALA SIZA VIEIRA EM SERRALVES INTEGRA EM EXPOSIÇÃO ESCULTURAS SIZA BY ANTARTE