fbpx

ARQUITETO ALEJANDRO ARAVENA APRESENTA PROJETO INOVADOR NA BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA

ARQUITETO ALEJANDRO ARAVENA APRESENTA PROJETO INOVADOR NA BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA

Vencedor do Prémio Pritzker de 2016, Alejandro Aravena, apresenta na Bienal de Arquitetura de Veneza 2025 um projeto inovador em colaboração com a Holcim. Trata-se do protótipo de betão “net-zero” da Holcim e da ELEMENTAL. O arquiteto Alejandro Aravena lidera o escritório ELEMENTAL, com sede em Santiago, no Chile.

Alejandro Aravena, Prémio Pritzker, lidera o estúdio chileno ELEMENTAL fundado em 2001, o estúdio é liderado ainda pelos sócios por Gonzalo Arteaga, Juan Cerda, Víctor Oddó e Diego Torres. O reconhecido arquiteto Alejandro Aravena durante a Bienal de Arquitetura de Veneza revelou a sua colaboração inovadora com a Holcim e a ELEMENTAL.

O trabalho da ELEMENTAL destaca-se pelo envolvimento em projetos de habitação e do espaço público design urbano e objetos, “uma abordagem transversal e livre de preconceitos”.

O protótipo betão “net-zero” da Holcim e da ELEMENTAL foi recentemente apresentado na Bienal Arquitetura de Veneza. Este projeto está enquadrado num tranquilo pátio veneziano, onde se ergue uma estrutura de betão resultante de uma colaboração experimental entre a Holcim e a ELEMENTAL.

A estrutura em forma de um módulo em blocos de painéis pré-fabricados destaca o material de betão e conta uma história. Assim, na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2025, a empresa de construção sustentável Holcim e o estúdio de arquitetura chileno ELEMENTAL apresentam um protótipo à escala real que demonstra uma nova forma de construir que resiste à escolha entre a ação climática e a habitação social.

Fotografias: © Celestia Studio

PREV

A ARTE DA FILIGRANA DE PORTUGAL MOSTRA-SE EM EXPOSIÇÃO NA EXPO OSAKA 2025 NO JAPÃO

NEXT

DESIGN MINIMALISTA INSPIROU O PRIMEIRO RELÓGIO DE TADAO ANDO PARA A CAUNY