fbpx

ALA SIZA VIEIRA EM SERRALVES INTEGRA EM EXPOSIÇÃO ESCULTURAS SIZA BY ANTARTE

ALA SIZA VIEIRA EM SERRALVES INTEGRA EM EXPOSIÇÃO ESCULTURAS SIZA BY ANTARTE

Mário Rocha, CEO e fundador da Antarte, volta a colaborar com Álvaro Siza Vieira, prestigiado arquiteto português, na criação de esculturas, após o trabalho conjunto para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza.

As exposições inaugurais da Ala Álvaro Siza em Serralves têm uma colaboração especial da Antarte. Em menos de um ano, este é o segundo projeto conjunto entre o primeiro Pritzker português, o arquiteto Álvaro Siza Vieira, e a marca portuguesa de móveis e decoração.

As duas esculturas são um dos trabalhos de maior impacto visual no “lugar com mais obras do Pritzker no mesmo espaço.” Ambas as esculturas foram materializadas pela Antarte numa matéria-prima sustentável, a madeira de criptoméria dos Açores. A marca usa matérias-primas sustentáveis em móveis como consolas, móveis de TV, mesas de centro, mesas de apoio, mesas de jantar, cadeiras, aparadores, camas e mesas de cabeceira.

De salientar que na primavera de 2023, a presença do Vaticano na Bienal de Veneza também contou com um trabalho conjunto entre Siza Vieira e a Antarte. A instalação “Encontro”, composta por 12 esculturas que representam pessoas, esteve em exposição no pavilhão do Vaticano, na Basílica de San Giorgio Maggiore, entre maio e novembro do ano passado.

Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, considera que “a colaboração estabelecida com “o mestre” da arquitetura portuguesa, que é também um dos mais destacados a nível mundial, é uma honra para a Antarte. Era irrecusável o desafio de trabalhar novamente com o arquiteto Siza Vieira, numa instalação de arte que é um tributo ao génio criativo de um dos maiores vultos da arquitetura dos séculos XX e XXI.”

A nova Ala Siza Vieira, em Serralves, abriu as portas oficialmente esta sexta-feira, 23 de fevereiro, com exposições que preenchem o novo espaço que tem mais de mil metros de área. É um espaço desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira para acolher em permanência as várias obras da coleção da fundação e também todo o arquivo do próprio Siza e Prémio Pritzker português que esteve presente na inauguração relembrando muitas das suas obras.

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves acolhe as primeiras duas exposições na nova Ala Álvaro Siza: “Anagramas Improváveis” e “C.A.S.A. Coleção Álvaro Siza Arquivo”.

De salientar que são nove segmentos designados para homenagear cada década da vida de Siza Vieira e complementados com a arte que o arquiteto produz à parte, por prazer, e que doou a Serralves. Nas exposições podem descobrir-se, por exemplo, os desenhos do arquiteto desde a sua infância dedicados à banda desenhada, ou a cozinha desenhada para a sua avó. Ao longo da exposição estão presentes os edifícios que desenhou ao longo da sua vida, desde as primeiras casas aos projetos de habitação social do pós-25 de Abril.

No espaço dedicado à “C.A.S.A. Coleção Álvaro Siza Arquivo” destaca-se o Arquivo Álvaro Siza da Fundação de Serralves, fazendo uma espécie de ligação Casa para a Cidade, na inacabada Avenida da Ponte, ou de uma Casa para a Nação, no vazio Pavilhão de Portugal.

A exposição “Anagramas Improváveis – Obras da Coleção de Serralves” foi pensada por curadores de várias idades de Serralves, numa sucessão de diálogos entre artistas de diferentes gerações e de diferentes nacionalidades. São aqui apresentadas obras adquiridas recentemente por Serralves, como, por exemplo, trabalhos de Juliana Huxtable, Zanele Muholi, Arthur Jafa, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Alexandre Estrela, Trisha Donnelly ou Korakrit Arunanondchai.

Em Serralves, os visitantes poderão conhecer, ainda, as esculturas Siza By Antarte que integram a exposição e que marcaram a presença na Bienal de Veneza.

Siza Vieira, antes da inauguração da Ala de Serralves com o seu nome, visitou novamente a Antarte e acompanhou na fábrica o desenvolvimento e produção das esculturas em madeira de criptoméria dos Açores. Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, anfitrião da visita, relembrou “a honra e o privilégio de trabalhar com o Mestre Siza, uma aprendizagem inesquecível, é um sempre um desafio poder realizar e materializar as esculturas do arquiteto prémio Prizker que na juventude quis ser escultor. Construir peças de arte intemporal desenhadas por Siza tem sido um projeto marcante na vida da marca Antarte que recentemente celebrou 25 anos”.

Recorde-se que o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, comissário do Pavilhão do Vaticano na prestigiada feira de arte e cultura, convidou o arquiteto Siza Vieira, vencedor do Prémio Pritzker em 1992, e a Antarte, para criar uma instalação artística a expor no pavilhão do Vaticano, na Basílica de San Giorgio Maggiore, sob o tema “Encontro”, Siza Vieira concebeu uma instalação de 12 esculturas que representam as pessoas.

Fotografias: Antarte

SOBRE A ANTARTE:

A Antarte nasceu em 1998, em Rebordosa, como uma empresa dedicada a peças de mobiliário antigas e arte. Foram estas duas áreas de negócio que determinaram a criação e designação da própria marca, cujo nome resultou da fusão de “antiguidade” com “arte” – Antarte.

A partir dessa altura, a marca dedicou-se ao mobiliário de design elegante e intemporal, com um padrão de qualidade de excelência.

A Antarte é uma marca 100 por cento nacional e de referência em mobiliário e decoração em Portugal, com uma rede de 14 lojas em território nacional. Para além disso, exporta os seus produtos para vários mercados em 4 dos 6 continentes.

PREV

POSTO DE TURISMO DO PIODÃO FINALISTA AO PRÉMIO EUROPEU DE ARQUITETURA

NEXT

GIANFRANCO FERRÉ HOME APRESENTA NOVA POLTRONA NA FEIRA DO MÓVEL DE MILÃO