MÓVEIS SUSTENTÁVEIS DE PÁS EÓLICAS RECICLADADAS EM PORTUGAL
As pás eólicas recicladas transformam-se em bancos, candeeiros, mesas, cadeiras ou floreiras para a exportação a partir da fábrica portuguesa Ventos Metódicos fundada em 2019, em Monção, Portugal. A segunda vida das pás eólicas reaproveitadas e transformadas em artigos de mobiliário é uma aposta no design, sustentabilidade e economia circular da marca Sostylair.
A empresa Ventos Metódicos nasceu em 2019 em Monção para criar uma unidade de produção que funciona a partir do reaproveitamento das pás eólicas, para produzir artigos de mobiliário como bancos, candeeiros, mesas, cadeiras, prateleiras e escadas. A empresa de origem espanhola criou a marca Sostylair para vender os produtos de mobiliário para a exportação. O produto mais vendido são as mesas.
A marca Sostylair investe no design, inovação e sustentabilidade. Os materiais eólicos desfrutam de uma segunda vida útil, tornando-se a essência do mobiliário urbano, de escritório e doméstico, com acabamento exclusivo.
A Ventos Metódicos dedica-se a criar produtos novos quando as pás do aerogerador terminam o seu ciclo no sector eólico. Os componentes e as estruturas que são extraídas e aproveitados na íntegra, depois de se proceder à desmontagem das pás do respetivo aerogerador. Segundo o site da empresa, “sem desperdiçar nenhum material, procede-se ao seu encaminhamento, graças a uma técnica de corte das Pás, que vai permitir que se efetue o seu transporte de uma forma segura e eficaz”.
Na Ventos Metódicos “somos especialistas na gestão de resíduos, cumprindo estritamente com as novas diretrizes estipuladas pela União Europeia. A economia circular, a reutilização e a bolha de carbono zero nos novos produtos, são a filosofia da nossa empresa”, refere a marca.
O processo pioneiro de corte das pás permite reduzir o impacto ambiental sem gerar nenhum tipo de resíduo. Trata-se de um processo físico e completamente sustentável, no qual o impacto da bolha de carbono é inexistente.
Depois de se instalar em Monção, a empresa avançou para a construção da segunda unidade de produção em Valença, no parque industrial de Gandra.
Fotografias: DR | Sostylair