CINCO JOVENS ARQUITETOS PORTUGUESES NA LISTA DOS 40 MELHORES DA EUROPA
A lista que distingue os profissionais de arquitetura emergentes “Europa 40 Under 40”, integra cinco arquitetos de Portugal representantes dos ateliers Pablo Pita Arquitetos e OODA Arquitetura. Diogo Brito, Julião Pinto Leite, Francisco Lencastre, Pedro Pita e Pablo Rebelo são os nomes portugueses que pertencem à lista de 2022/2023. Os seus projetos vão estar em exposição, em dezembro, no Centro Europeu em Atenas, na Grécia.
O programa “Europe 40 Under 40” é promovido pelo Centro Europeu para Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos e pelo Ateneu de Chicago — Museu de Arquitetura e Design. Este programa está aberto a todos os jovens arquitetos e designers com menos de 40 anos, “trabalhando de forma independente, numa empresa ou num projeto específico como lead designers”.
Os projetos dos cinco arquitetos portugueses emergentes e dos mais distintos da Europa serão expostos, em Atenas, na Grécia, numa exposição a realizar em dezembro, com o título “40 jovens arquitetos europeus com novas visões”.
O júri escolhido, da edição deste ano, para avaliar as propostas dos jovens arquitetos europeus é integrado por Alcestis Rodi, Mathieu Forest, Jerome Michelangeli e Marianna Athanasiadou.
Segundo os promotores, “durante estes tempos desafiantes, é crucial manter visões aprofundadas vivas e acender a chama do progresso e inovação arquitetónica. Apresentar as personalidades mais esperançosas da Europa para os campos da arquitetura e design é o que nos dá esperança num melhor amanhã”, pode ler-se na página do Centro Europeu.
Fundado em 2010, o ateliê OODA tem projetos em quatro continentes, destacando-se a mais recente conquista atribuída ao projeto para as novas instalações da Klan TV, em Tirana, na Albânia. Os arquitetos deste estúdio são também os responsáveis pelo projeto para a nova sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, no Porto, sendo também responsáveis pela reabilitação do Matadouro, em Campanhã, também no Porto.
O gabinete de arquitetura de Pablo Pita Arquitetos fundado em 2010 é responsável por diversos projetos residenciais, localizados no Porto, tendo a autoria em parceria do projeto para as escadas do Monte dos Judeus, também na cidade Invicta.
Foto: DR