fbpx

NOVO BOUTIQUE HOTEL DE CASCAIS ABRAÇA ARTE CONTEMPORÂNEA E HISTÓRIA

NOVO BOUTIQUE HOTEL DE CASCAIS ABRAÇA ARTE CONTEMPORÂNEA E HISTÓRIA

O novo boutique hotel Artsy Cascais instalado num magnífico palacete é uma verdadeira obra de arte com piscina de água aquecida no rooftop. A fachada de um dos edifícios do empreendimento turístico tem uma instalação artística da autoria de Vhils. As fotografias, a street art e a arte contemporânea combinam na perfeição num espaço que “abraça” o histórico com o artístico.

O Artsy Cascais, o boutique hotel de cinco estrelas, “onde a arte encontra a história” abriu em maio deste ano em pleno coração da vila de Cascais. Os 19 quartos e suites divididos em quatro pisos pelo edifício contemporâneo (13 quartos) e os restantes seis no palacete desta unidade hoteleira.

A ideia de transformar o palacete datado de 1899 num hotel surgiu de três sócios que queriam renovar o edifício propriedade de família, herdado por Francisco Maria Balsemão, há cerca de 12 anos. Recorde-se que o palacete, originalmente construído por um empresário amigo do rei D. Carlos, foi propriedade de um próspero industrial português Alfredo da Silva, mas acabaria por passar pelo avô materno de Francisco Maria Balsemão. Assim, nasce o projeto do hotel Artsy Cascais que começou a ser desenvolvido há cerca de três anos.

O antigo palacete, agora renovado, recebeu, ainda, um edifício contemporâneo construído de raiz e que exibe uma instalação artística na fachada da autoria de Vhils. Os dois edifícios estão interligados e unem-se por uma estrutura de vidro.

Foto: Artsy Cascais

Com experiências distintas, os hóspedes do edifício moderno têm a experiência de dormir “numa escultura e acordar envolvidos pela luz que atravessa a instalação de arte de Vhils”. Para quem optar pelos quartos do palacete, podem contemplar os tetos altos e as grandes janelas, com vistas para as ruas e jardins de Cascais.

O arquiteto Pedro Gomes Fernandes assinou o projeto que combinou história e arte contemporânea, mantendo os traços originais do palacete em estilo rococó. A arquiteta Marta Carreira encarregou-se da decoração e do design de interiores, tendo a colaboração da artista Fipsi Seilern, que explora a arte urbana e que desenhou uma cópia de um autorretrato do pintor Rembrandt que está junto às escadas e no Library Bar, na entrada do hotel. Outra peça intemporal é o candeeiro de suspensão de Gino Sarfatti, que se destaca no Library Bar.

O Artsy Cascais apresenta no lobby e na escadaria do hotel peças de arte de Alice Morey, Daniel Lergon, João Gabriel e João Vasco Paiva, que podem ser visitadas por não hóspedes. E, ainda, obras do fotógrafo Miguel Velasco.

Foto: Artsy Cascais

Artsy Cascais

PREV

CINCO JOVENS ARQUITETOS PORTUGUESES NA LISTA DOS 40 MELHORES DA EUROPA

NEXT

TORNEIO ANTARTE GOLF CUP 2023 DESTACA-SE PELO CHARME E SUSTENTABILIDADE