fbpx

DESIGN E SUSTENTABILIDADE NA ESAD

DESIGN E SUSTENTABILIDADE NA ESAD

Alunos da ESAD e Paolo Deganello juntos na reabilitação de mobiliário pela solidariedade. 50 peças fornecidas pela Maiambiente serão recuperadas e leiloadas.

Peças de mobiliário “abandonadas no lixo” vão ganhar “nova vida” pelas mãos dos estudantes do 1º. Ano de Mestrado em Design de Interiores da ESAD de Matosinhos e de Paolo Deganello, uma das grandes personalidades da cultura do design e da arquitetura em Itália, que orienta o workshop Furniture Remade.

A reabilitação de 50 peças de mobiliário “sem utilidade”, fornecidas pela Maiambiente, vai ter um objetivo solidário. Assim sendo, os móveis serão recuperados através da criatividade dos alunos e posteriormente estarão em exposição num leilão de solidariedade que reverterá para um conjunto de associações.

“Acreditamos que este é um projeto de extrema relevância social e com um positivo impacto na comunidade”, sublinha Maria Milano, coordenadora do projeto da ESAD.

O workshop Furniture Remade, orientado por Paolo Deganello, prestigiado arquiteto e designer italiano, é o resultado de uma parceria com a Maiambiente. A reutilização e reabilitação dos móveis com um fim social revela a importância deste projeto assente no design e na sustentabilidade ambiental.

Nascido em 1940, Paolo Deganello estudou arquitetura na Universidade de Florença. Em 1966, juntou-se a Andrea Branzi, Gilberto Corretti, e Massimo Morozzi na fundação do Archizoom Associati, em homenagem ao grupo britânico de arquitetos conhecidos como Archigram e à revista Zoom. Archizoom era parte do movimento do design radical em Itália, projetando móveis anti-design, tal como o conjunto de canto Safari ou o candeeiro de pé San Remo (ambos para a Poltronova, em 1968). Em 1973, colaborou com Gilberto Corretti no projeto de Archizoon, uma linha de cadeiras de escritório fabricadas pela Marcatré. Com a dissolução de Archizoom Associati, dedicou-se ao ensino na Universidade de Florença e na London Architectural Association. Com seus alunos, investigou os requisitos de qualidade e conforto do mobiliário para sentar, estudo que deu frutos, como a cadeira AEO (Cassina, 1973). Em 1981, no seu estúdio em Florença, projetou a cadeira assimétrica Torso (Cassina, 1982). Em 1987 mostra sua Cadeira Documenta na documenta 8, em Kassel. E em 1991 projeta o par de cadeiras Re e Regina, com quadro e pernas de aço, assentos de vime e costas de couro. Paolo Deganello mostrou o seu trabalho em inúmeras exposições, incluindo Itália: A Nova Paisagem Doméstica, a exposição montada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1972. É professor convidado do Mestrado em Design de Interiores da ESAD desde 2010 e responsável pela unidade de investigação em Arquitetura e Habitar Sustentável.

PREV

ANTARTE EXPANDE LOJA DE COIMBRA

NEXT

HOTEL VERMELHO DE LOUBOUTIN ABRIU EM MELIDES