500 MODELOS DE SAPATILHAS PORTUGUESAS EM EXPOSIÇÃO NA CASA DO DESIGN
Até 10 de setembro, a Casa do Design, em Matosinhos, é a montra de uma coleção única de mais de quinhentos modelos de sapatilhas representativas de um universo de cem marcas concebidas e fabricadas em Portugal. A curadoria da exposição é de Pedro Carvalho de Almeida. Esta mostra procura dar a conhecer o legado da indústria nacional de calçado desportivo.
Na exposição com mais de quinhentos modelos de sapatilhas ‘Made in Portugal’ intitulada “Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio” destaca-se a Sanjo que é, talvez, a marca portuguesa mais popular no fabrico de sapatilhas, existindo, ainda, dezenas de outros nomes, mais ou menos conhecidos. Além de Sanjo e Cortebel, os visitantes podem apreciar outras marcas como a Celtex, Centro, Cross, Desportex, Gitto’s, Jorui, Mind, Valcor e Xávi Sport, que são as marcas menos conhecidas que integram a exposição.
As sapatilhas ganham cada vez mais lugar relevo no look masculino e feminino de todas as idades, uma dimensão global elevada a ícones da cultura contemporânea, que a Casa do Design faz questão de mostrar e eternizar na memória, numa retrospetiva histórica do fabrico nacional de calçado desportivo. A exposição é feita com a coleção privada de Pedro Carvalho de Almeida que “conta a história de uma paixão e da indústria de calçado desportivo nacional”.
A exposição, patente até 10 de setembro, é uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte, e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+).
©Casa do Design | A Sanjo é das marcas com mais pares em exposição na Casa do Design.
©Casa do Design
Pedro Carvalho de Almeida é Designer e Professor Auxiliar de Design no Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Portugal, com experiência de ensino em Londres (Central Saint Martins), Paris (ENSCI-Les Ateliers) e Glasgow (Innovation School, The Glasgow School of Art) e doutorado em Design pela Central Saint Martins, University of the Arts London. O ensino abrange design estratégico, gestão de design, semântica de produtos, metodologias de investigação visual e estudos contextuais. Ajudou a definir a arqueologia de marca como um campo de estudo e uma abordagem metodológica. A sua investigação foi apresentada e publicada internacionalmente em conferências de design, exposições e seminários de doutoramento. Nos últimos anos, a sua investigação explora o renascimento de marcas desaparecidas de sapatilhas portuguesas através de intervenções de design de calçado de base contextual.