ANTARTE MUSEUM: UMA VISITA AO ENCONTRO DA HISTÓRIA DA MARCENARIA E DA ESSÊNCIA DO MOBILIÁRIO PORTUGUÊS
Em fevereiro, aproveite para visitar o Antarte Museum. Faça uma descoberta ao encontro da história da marcenaria – do Antigo Egito até ao séc. XX – e da Antarte, marca portuguesa de mobiliário fundada por Mário e Zita Rocha. Conheça ainda a ‘Árvore da Vida’ da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos. Aprecie as esculturas do arquiteto Siza Vieira e obras de diversos autores desde Vhils e Nini Andrade Silva. Vejas as peças de mobiliário desenhadas pelo arquiteto Kengo Kuma, materializadas pela Antarte, para o Pavilhão de Portugal Expo Mundial 2025 de Osaka. Para concluir a visita ao Antarte Museum há também uma experiência imersiva.
O Antarte Museum convida a conhecer a história da marcenaria – do Antigo Egito até ao séc. XX – e da Antarte, marca portuguesa de mobiliário fundada em 1998.
As origens da marcenaria encontram-se no Antarte Museum. Uma visita ao espaço Antarte Center, em Rebordosa, Paredes, onde se encontra instalado o museu, representa uma descoberta verdadeiramente fascinante “da nova página da história do mobiliário português, escrita pela Antarte, ao afirmar-se como embaixadora da marcenaria portuguesa no mundo”.
Neste espaço o visitante percorrer desde as origens da marcenaria, a ferramentas, máquinas, estofo, túnel do tempo (cronologia sobre a Antarte), a ala das peças icónicas desenhadas e produzidas pela marca portuguesas de mobiliário. Para concluir a visita entra-se, ainda, numa experiência imersiva,
Na criação do primeiro museu da história da marcenaria e para honrar a história de um ofício milenar ligado ao progresso das civilizações, a Antarte investiu em milhares de peças, ferramentas e máquinas de tornear, furar e serrar que “são tarefas que mudaram consideravelmente com o advento da maquinaria que resulta da Revolução industrial”, refere a Antarte.
Neste museu pode encontrar uma máquina de furar do século XVIII, um torno para tornear madeira com mais de 200 anos e máquinas fabricados no século XIX na Alemanha ou nos Estados Unidos. Descubra ainda como a eletrificação da maquinaria para marcenaria acompanhou a substituição da madeira pelo metal no corpo destes artefactos. O Túnel do Tempo apresenta os 25 anos da história da Antarte.
Os visitantes encontram ainda móveis e as peças especialmente criadas para personalidades de relevo nacionais e internacionais, desde as cadeiras do Papa Bento XVI, do Presidente da República Cavaco Silva, do treinador José Mourinho ou o mister Fernando Santos – único selecionador a vencer títulos para Portugal.
Destacam-se as esculturas desenhadas pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira – o primeiro português laureado com o Prémio Pritzker – e materializadas pela Antarte, um projeto especial para o pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza. O museu mostra ainda as peças de mobiliário desenhadas pelo arquiteto Kengo Kuma, materializas pela Antarte para o Pavilhão de Portugal Expo Mundial de Osaka.
Atrai ainda os olhares a ‘Árvore da Vida’ da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos e uma obra do Vhils. Ao concluir a visita ao Antarte Museum, entra-se numa experiência imersiva.
O museu encontra-se aberto de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h30. Sábados, das 10h às 13h e das 14h30 às 18h. Encerra às segundas-feiras e feriados. Domingos e visitas guiadas só por marcação.




Fotografias: Antarte