fbpx

SEMANA DO DESIGN DE MILÃO E SALÃO DO MÓVEL COM CENTENAS DE EVENTOS DE 8 A 13 DE ABRIL

SEMANA DO DESIGN DE MILÃO E SALÃO DO MÓVEL COM CENTENAS DE EVENTOS DE 8 A 13 DE ABRIL

A Semana do Design de Milão 2025 e o “Salone del Mobile” promovem centenas de eventos, entre 8 e 13 de abril, no conhecido festival internacional Fuorisalone que espalha pela cidade italiana exposições, instalações e painéis artísticos, em espaço arquitetónicos e galerias, especialmente concentradas no distrito do design, Brera Design Week. Este ano, “a capital do design” terá instalações de quatro designers na feira e em pavilhões temporários. Paolo Sorrentino, Pierre-Yves Rochon, Robert Wilson e Sou Fujimoto são os curadores principais. Em destaque estará ainda a exposição tátil Casa Cork em parceria com a Amorim.

A Semana de Design de Milão e o Salão do Móvel são dos eventos mais aguardados do mundo para se conhecer as tendências do design. Em 2025, entre os dias 8 e 13 de abril, a cidade italiana de Milão sediará diversas exposições, instalações e painéis artísticos nos seus bairros, um festival conhecido como Fuorisalone. No distrito do design, Brera Design Week, promovem-se exposições, instalações artísticas ativações, encontros e debates dedicados aos designers, decoradores e visitantes.
Nesta edição, a feira apresenta instalações e pavilhões projetados por quatro curadores principais: Paolo Sorrentino, Pierre-Yves Rochon, Robert Wilson e Sou Fujimoto. O evento terá instalações de quatro designers na feira e em pavilhões temporários.
Paolo Sorrentino, diretor de cinema italiano, vencedor do Oscar, apresenta “La dolce attesa” na entrada dos pavilhões 22 e 24 da feira. Paolo Sorrentino colabora com a cenógrafa Margherita Palli para criar uma instalação que pretende ser uma metáfora da existência. Este espaço oferecerá ao visitante a oportunidade de “apreciar a passagem lenta do tempo”.
O designer de interiores francês Pierre-Yves Rochon traz a “Villa Héritageem”, uma praça, que será uma nova rota de exposição nos pavilhões 13 e 15 da feira, convidando os visitantes à pausa e à reflexão.
A instalação de Robert Wilson sinaliza o design e a arte em volta da obra Pietà Rondanini, de Michelangelo, no Castello Sforzesco.
O arquiteto Sou Fujimoto projetou o pavilhão onde acontece a primeira edição da conferência Euroluce International Lighting Forum entre 10 e 11 de abril. A The Forest of Space Arena será usada para master classes, mesas redondas e workshops.
O Salão do Móvel 2025 reúne mais de 2.000 expositores de 37 países durante os seis dias de evento. Segundo a organização, “38% serão criativos internacionais e 148 serão marcas se apresentando em 169 mil m² de exposição”.
O Brera Design District apresenta de 7 a 18 de abril, na 16ª edição, o tema “Connected Worlds” proposto pelo Fuorisalone. O bairro com identidade associada ao design promove centenas de eventos de mais de 200 marcas presentes com showrooms permanentes aos quais se juntam expositores temporários, “Brera confirma-se como o lugar para estar do Fuorisalone”, refere o site do evento. Em 2025, estão previstos mais de 290 eventos no distrito, incluindo também os 204 showrooms permanentes e 8 novas aberturas.
Esta edição da Brera Design Week 2025 envolverá “a comunidade de design, propondo soluções que vão da inovação de materiais ao design de serviços, da arte à paisagem doméstica e da tecnologia à vida. O tema da inteligência artificial, a hibridação de competências e conhecimentos, a inovação e o artesanato serão os protagonistas das instalações das empresas, que também serão expressas no projeto “Horizontes”, comissariado pelo estúdio Zanellato Bortotto para o Brera Design Apartment”.
Em destaque estará ainda a exposição tátil Casa Cork que acontece na Via Solferino, 31. Trata-se da proposta do estúdio de arquitetura Rockwell Group, de Nova Iorque, à frente da iniciativa Cork Collective. Através da parceria com a empresa portuguesa de cortiça, Amorim, irá apresentar uma instalação tátil, a Casa Cork. Os visitantes terão a experiência de tocar nos elementos expostos, incluindo produtos e projetos de estudantes, enquanto exploram as propriedades sustentáveis da cortiça. Além da instalação, a Casa Cork acolhe palestras, workshops, e promove degustações de vinhos.

Fotografias: DR | Divulgação

PREV

CASA DECOR 2025 DE MADRID REVELA AS TENDÊNCIAS DA DECORAÇÃO E DESIGN DE INTERIORES