fbpx

ANTARTE INAUGURA MURAL DE ARTE URBANA EM HOMENAGEM AO MARCENEIRO

ANTARTE INAUGURA MURAL DE ARTE URBANA EM HOMENAGEM AO MARCENEIRO

A Antarte inaugurou o “Mural de Homenagem ao Marceneiro”, no Antarte Center, em Paredes, no Dia do Marceneiro e o Dia do Pai assinalado a 19 de março. “Este é o dia de homenagear todos os profissionais da indústria de mobiliário”, sublinhou Mário Rocha, CEO e fundador da Antarte. A arte da marcenaria e os marceneiros, um dos ofícios mais tradicionais e emblemáticos da região, fica desta forma perpetuada numa obra de arte urbana com 15 metros de comprimento. O mural é da autoria de Carlos Cunha, artista de Paredes. Entre os convidados da inauguração destacam-se as presenças de Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e Isabel Pires de Lima, ex-Ministra da Cultura e Presidente da Fundação de Serralves.

A Antarte comemorou o Dia do Marceneiro e Dia do Pai, com a inauguração do “Mural de Homenagem ao Marceneiro”, numa sessão no Antarte Center, em Paredes. A iniciativa contou com a presença do Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, e da ex-Ministra da Cultura e Presidente da Fundação de Serralves, Isabel Pires de Lima, entre mais de duas centenas de convidados.
O “Mural de Homenagem ao Marceneiro” junta-se assim ao Antarte Museum e à galeria de arte, confirmando a Antarte como um centro cultural e turístico, “através da valorização da marcenaria e do património industrial da região”.
Mário Rocha, CEO da Antarte, destacou a responsabilidade cultural da empresa, que “celebra a arte da Marcenaria como um património cultural vivo”. O fundador da Antarte referiu ainda que “este é o dia de homenagear todos os profissionais da indústria de mobiliário. A Antarte não quer ser apenas uma marca de mobiliário. O seu Museu, a galeria de arte, o Antarte Autóctone Parque, a responsabilidade ambiental, a responsabilidade social, a responsabilidade cultural e agora o turismo cultural e industrial, são o resumo de uma longa história que não termina aqui porque hoje a nossa indústria é também design, arte, cultura, turismo, modernidade e futuro.”
Isabel Pires de Lima, ex-Ministra da Cultura e Presidente da Fundação de Serralves, destacou a marcenaria como parte essencial do património cultural português, enquanto Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, assinalou “o contributo da obra para o turismo industrial do Norte de Portugal, que continua a crescer com iniciativas culturais como esta”, sublinhando que “o Mural inaugurado e o Antarte Museum acrescentam ao Turismo industrial do Norte de Portugal”.
Este mural, da autoria do artista de Paredes Carlos Cunha, é uma obra de arte urbana com 15 metros de comprimento, celebra a arte da marcenaria e os marceneiros, que representam um dos ofícios mais tradicionais e emblemáticos de Paredes e uma das atividades industriais de relevo em Portugal.

Fotografias: Antarte

PREV

NOVA CARTEIRA LADY DIOR DESENHADA PELA ARTISTA PENNY SLINGER

NEXT

90 FOTOGRAFIAS EM EXPOSIÇÃO SOBRE OS ARQUITETOS PRITZKER SIZA VIEIRA E SOUTO DE MOURA