fbpx

PRÉMIO ARQUITETURA DO DOURO COM CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 30 DE SETEMBRO

PRÉMIO ARQUITETURA DO DOURO COM CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 30 DE SETEMBRO

O Prémio Arquitetura Douro 2024, concurso bienal, que distingue e promove a cultura e as boas práticas da arquitetura integrada na paisagem realizadas na região Património Mundial da UNESCO. O concurso é organizado pela CCDR-NORTE, em parceria com a Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e a Casa da Arquitetura. As candidaturas ao Prémio Arquitetura do Douro terminam no dia 30 de setembro.

O Prémio Arquitetura do Douro, promovido pela primeira vez em 2006, durante as comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro (RDD), é um concurso bienal que pretende distinguir e promover boas práticas do exercício da arquitetura realizadas na região após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO (a 14 de dezembro de 2001).

O concurso conta com a organização da CCDR-NORTE, em parceria com a Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e a Casa da Arquitetura.

Podem concorrer projetos com “intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitetónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público”, refere a entidade organizadora. Para Jorge Sobrado, Vice-Presidente da CCDR-NORTE com o pelouro do Património, “este Prémio distingue práticas exemplares de arquitetura numa paisagem cultural excecional como é o Douro Vinhateiro Património Mundial”.

O júri será formado por membros da CCDR-NORTE, da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte, da Casa da Arquitetura, e também pela vencedora da última edição do Prémio Arquitetura do Douro 2022, Paula Pinheiro.

Recorde-se que a Quinta do Saião, em Vila Nova de Foz Côa, venceu o Prémio Arquitetura do Douro, num projeto da Arquiteta Paula Pinheiro, que concretizou a recuperação de um conjunto de edifícios em ruínas, como um lagar de azeite, uma adega, o forno ou a antiga habitação do agricultor. A intervenção transformou os espaços numa unidade de enoturismo.

As candidaturas podem ser realizadas, até 30 de setembro, através do Balcão Eletrónico da CCDR-NORTE, disponível em www.ccdr-n.pt.

Quinta do Saião – VN de Foz Coa Premio Arquitetura 2022 da arquiteta Paula Sousa Pinheiro © Luis Ferreira Alves

Fotografias: DR

PREV

PAVILHÃO DE PORTUGAL NA EXPO 2025 DE OSAKA DEDICADO AOS OCEANOS JÁ ESTÁ EM CONSTRUÇÃO

NEXT

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: ESCOLA CONSTRUÍDA NA NORUEGA COM 90% DE AUTOSSUFICIÊNCIA ENERGÉTICA