fbpx

65 ESPAÇOS DE ARQUITETURA PARA VISITAR NO “OPEN HOUSE” DIAS 6 E 7 DE JULHO

65 ESPAÇOS DE ARQUITETURA PARA VISITAR NO “OPEN HOUSE” DIAS 6 E 7 DE JULHO

A 9.ª edição do “Open House” realiza-se nos dias 6 e 7 de julho sob o tema “50 Anos a construir a liberdade”, com 34 estreias distribuídas por 65 espaços arquitetónicos das cidades do Porto, Matosinhos, Gaia e Maia. O evento “abre as portas à arquitetura” com visitas gratuitas e curadoria de Teresa Novais e Margarida Quintã, que idealizaram uma programação dividida por nove temas: Democracia, Habitação, Educação, Saúde, Cultura, Mobilidade, Reutilização, Ecologia e Comunidade.

Nesta 9.ª edição do “Open House” estão programadas visitas livres, acompanhadas que terão mais de 300 voluntários disponíveis para orientar, e as visitas em que 50 especialistas (entre arquitetos, historiadores e professores) vão poder explicar o edifício tanto a nível exterior como interior aos visitantes.

A edição deste ano acontece dias 6 e 7 de julho, no Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Maia, com curadoria de Teresa Novais e Margarida Quintã, que idealizaram uma programação de visitas gratuitas de uma seleção de 65 espaços arquitetónicos de referência.

Entre as 34 estreias de espaços arquitetónicos visitáveis nos dois dias do evento, as curadoras destacaram o Corredor do Rio Leça e o Parque Ponte Moreira e a Habitação Social Lugar do Outeiro (Maia), a Cooperativa As Sete Bicas Azenha de Cima e o Mosteiro de Leça do Balio e Escultura Aberta (Matosinhos).

No Porto, onde haverá 31 espaços a visitar, 14 dos quais estreias, o destaque das curadoras recaiu, por exemplo, na Residência Universitária Ventura Terra, na Cooperativa de Habitação de Massarelos, no Bairro Monte da Bela, no Corredor Saudável de Campanhã ou na Ala Álvaro Siza do Museu de Serralves.

Em Vila Nova de Gaia, vão estar 12 espaços visitáveis e estão programadas sete estreias, entre as quais o Lavadouro Público do Castelo de Gaia, os Estúdios da RTP, Vila D’Este ou a Orla Marítima/Ribeiras de Gaia.

A programação do “Open House” 2024 foi apresentada na Casa da Arquitetura, em Matosinhos. Desde a estreia em 2015, o evento já registou, até agora, 180 mil visitantes, refere o dossier de imprensa.

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões | Fotografia: Fernando Guerra

Fundação Gramaxo, Maia | Fotografia: Fernando Guerra

Ala Álvaro Siza Vieira, Museu de Serralves | Fotografia: Fernando Guerra

Ala Álvaro Siza Vieira, Museu de Serralves | Fotografia: DR

PREV

CERERIA MOLLÁ: MARCA ESPANHOLA DE VELAS DE LUXO PARA A CASA CELEBRA 125 ANOS

NEXT

ARTE DA CERÂMICA DISPONÍVEL NA LOJA DISCO WHEEL COM PEÇAS ÚNICAS E WORKSHOPS