fbpx

JAPONESA KUSAMA EXPÕE EM SERRALVES MAIS DE 160 PINTURAS, DESENHOS E ESCULTURAS

JAPONESA KUSAMA EXPÕE EM SERRALVES MAIS DE 160 PINTURAS, DESENHOS E ESCULTURAS

A artista Yayoi Kusama apresenta em Portugal mais de 160 pinturas, desenhos e esculturas sobre a sua vida e obra. A exposição “Yayoi Kusama: 1945 – HOJE” inaugura, em Serralves, no Porto, dia 27 de março, e estará em exibição até 29 de setembro. Com curadoria de Filipa Loureiro, a mostra da artista japonesa de 95 anos está organizada cronologicamente e por temas: Infinito, Acumulação, Conectividade Radical, Biocósmico e Morte e Força de Vida.

Serralves acolhe em exposição mais de 160 pinturas, desenhos e esculturas, algumas das quais expostas pela primeira vez na Europa, da artista japonesa de 95 anos, Yayoi Kusama. Os trabalhos representam a vida e a obra da artista e exploram a sua carreira desde os seus primeiros desenhos, realizados na sua adolescência, durante a Segunda Guerra Mundial, às suas obras mais recentes de arte imersiva.

As obras da artista, desde esculturas, instalações, pinturas e materiais de arquivo, retratam “sentimentos e emoções, através de pontos, bolas, abóboras e espelhos”.

O infinito quadro espelhado “Dot’s Obsession — Aspiring to Heaven’s Love”, uma grande instalação de espelhos reflexivos e as circunferências característicos da sua obra, chama à atenção dos visitantes que serão confrontados com balões cobertos de círculos brancos suspensos do teto e um ambiente cúbico espelhado.

Além do museu, a exposição estende-se ao parque de Serralves, onde, em abril, as famosas abóboras amarelas com ‘bolinhas’ pretas — uma das suas referências mais icónicas – e o “Narcissus Garden” (esferas de aço inoxidável de diferentes dimensões) serão exibidas.

O catálogo da exposição refere que “Yayoi Kusama surgiu como ícone cultural global do séc. XXI ao persistir na sua intransigente visão vanguardista. Ao longo das últimas sete décadas, esta artista refinou uma singular estética pessoal, a par de uma filosofia de vida fundamental. A obra de Kusama cativa milhões de pessoas ao permitir vislumbrar o espaço ilimitado e reflexões sobre os ciclos naturais de regeneração. Yayoi Kusama: 1945 — Hoje narra a história da vida e obra da artista, destacando o seu desejo de interconexão e as perguntas profundas sobre a existência que orientam as suas explorações criativas”.

Com curadoria de Filipa Loureiro, a exposição de Kusama foi pensada e organizada pelo M+, de Hong Kong, em colaboração com a Fundação de Serralves e o Museu Guggenheim de Bilbau.

A exposição “Yayoi Kusama: 1945 – HOJE” estará patente em Serralves até dia 29 de setembro.

Imagem: Retrato de Yayoi Kusama. Fotografia por Yusuke Miyazaki.

Cortesia de Ota Fine Arts, Victoria Miro and David Zwirner. ©YAYOI KUSAMA

PREV

VITRA APRESENTA NOVA VERSÃO EM PLÁSTICO RECICLADO DE CADEIRA ICÓNICA DE 1950

NEXT

LOUIS VUITTON: OVOS DE CHOCOLATE DE ALTA-COSTURA PARA CELEBRAR A PÁSCOA