fbpx

VITRA APRESENTA NOVA VERSÃO EM PLÁSTICO RECICLADO DE CADEIRA ICÓNICA DE 1950

VITRA APRESENTA NOVA VERSÃO EM PLÁSTICO RECICLADO DE CADEIRA ICÓNICA DE 1950

A marca suíça Vitra, acaba de lançar no mercado a nova versão em plástico reciclado das Eames Plastic Chairs. As icónicas cadeiras desenhadas por Charles e Ray Eames, em 1950, estão entre as mais importantes peças de design de mobiliário do século XX. A versão sustentável e reciclável do assento em plástico chega às lojas este ano.

Na nova versão das Eames Plastic Chairs os assentos serão feitos com plástico reciclado proveniente de um processo de reciclagem doméstico, especificamente de embalagens usadas, obtido através do programa de recolha de lixo existente na Alemanha designado por ‘Gelber Sack’ “, refere a marca.

A opção pelo material reciclado deu origem à nova designação do produto por Eames Plastic Chairs RE, e alterou também as referências ao nível das cores comercializadas pela Vitra, com destaque para o branco algodão, o limão e a esmeralda.

As icónicas Plastic Chairs foram desenhadas pela dupla de designers Charles e Ray Eames, chegaram ao mercado na década de 1950 produzidas pela Vitra e foram as primeiras cadeiras de plástico massivamente produzidas da história do mobiliário.

A partir de 2024, os assentos das cadeiras de plástico Eames são agora feitas de material reciclado de alta qualidade proveniente de embalagens usadas, obtidas através do programa de recolha “Yellow Bag” (Gelber Sack) na Alemanha. A utilização desta matéria-prima em vez de plásticos primários à base de petróleo gera menos emissões prejudiciais ao clima, com uma redução significativa do consumo de energia primária. Devido à composição do material 100% reciclado, as diferentes cores são intercaladas com pequenas manchas de pigmento.

Fotografias: © VITRA

PREV

ARTE DE VHILS TRANFORMA MINI CLÁSSICO EM OBRA ICÓNICA CONTEMPORÂNEA

NEXT

JAPONESA KUSAMA EXPÕE EM SERRALVES MAIS DE 160 PINTURAS, DESENHOS E ESCULTURAS