fbpx

ARCHITECTURE MASTERPRIZE’23 DISTINGUE CINCO PROJETOS PORTUGUESES DE ARQUITETURA

ARCHITECTURE MASTERPRIZE’23 DISTINGUE CINCO PROJETOS PORTUGUESES DE ARQUITETURA

Na edição deste ano dos Architecture MasterPrize foram premiados cinco projetos da arquitetura portuguesa, reconhecidos entre milhares de candidaturas submetidas ao concurso mundial provenientes de 81 países. O prémio homenageia a excelência em arquitetura, design de interiores, paisagem, design de produto e fotografia de arquitetura.

Portugal destaca-se com cinco premiados nos Architecture MasterPrize’23 (AMP), concurso que distingue projetos nas disciplinas de arquitetura, design de interiores e arquitetura paisagística com o objetivo de promover a apreciação da arquitetura em todo o mundo.

Cada projeto apresentado foi avaliado pelo Júri do AMP, tendo sido selecionados os melhores projetos entre os milhares de submissões, provenientes de 81 países.

Na edição de 2023 de Architecture MasterPrize cinco nomes da arquitetura portuguesa foram reconhecidos os seguintes projetos: renovação do Campus da Nestlé Portugal da Openbook, o Tarousa Gastro Bar, do gabinete Bruno Dias Arquitetura, “Quinta do Rei 18” do atelier Contaminar Architects, do arquiteto Joel Esperança, a moradia “Risco white”, do atelier Risco Singular – Arquitetura, dos arquitetos Paulo Costa e Sónia Abreu e o prédio “Cacto Velho”, do atelier Miguel Arruda Arquitetos Associados.

Na categoria interior design/workplaces, a Openbook responsável pela renovação do Campus da Nestlé Portugal foi premiada. A Openbook preocupou-se com a sustentabilidade e o bem-estar e criou entre o local de trabalho e o exterior uma área verde extensa, em hortas comunitárias e uma “Garden Box”, um edifício modular versátil com diversas áreas para trabalho colaborativo. No interior, as “landing zones” representam pontos de encontro que ligam as duas alas do edifício a espaços de trabalho projetados para serem silenciosos e poderem igualmente promover o trabalho colaborativo.

Também foi premiado em interior design/ other interior design o projeto Tarousa Gastro Bar, em Ansião, do gabinete Bruno Dias Arquitetura que resultou na reconversão de um antigo salão de jogos/restaurante, criando dinâmica e espaço acolhedor com painéis de madeira que funcionam como barreira física, o que permite mais privacidade na zona de refeições.

Na categoria residential architecture single family foram premiados dois projetos. A “Quinta do Rei 18”, de Leiria, do atelier Contaminar Architects, liderado pelo arquiteto Joel Esperança. O empreendimento em betão assume “volumetria de torre, um miradouro sobre a cidade”.

Ainda nesta categoria venceu a moradia “Risco white”, de Barcelos, projeto assinado pelo atelier Risco Singular – Arquitetura, dos arquitetos Paulo Costa e Sónia Abreu. Esta moradia remete para “um bloco de betão branco listrado, rasgado silenciosamente, que se estende ao longo da plataforma mais baixa onde os volumes gravitam serenamente, num jogo de duas alturas que desfruta da sua imensa paisagem”.

O quinto prémio do MasterPrize atribuído a Portugal premiou o “Cacto Velho”, na categoria residential architecture multi unit, do atelier Miguel Arruda Arquitetos Associados. O edifício localiza-se em Lisboa e é composto por quatro pisos. Com perfis metálicos que envolvem todo o prédio e segmentos de LEDs de desenho assimétrico, o projeto destaca-se das construções circundantes.

Fotografia: DR | QUINTA DO REI / 18 Joel Esperança

Fotografia: DR | NESTLÉ CAMPUS / Openbook

Fotografia: DR | TAROUCA GASTRO BAR / Bruno Dias Arquitetura

Fotografia: DR | RISCO WHITE / Arq.º Paulo Costa e Arq.ª Sónia Abreu

Fotogtafia: DR | CACTO VELHO / Miguel Arruda Arquitetos Associados

PREV

DECORAÇÃO E DESIGN 100% MADE IN PORTUGAL NA CASA ABERTA

NEXT

JARDINS VERTICAIS COMTEMPO LEVAM A NATUREZA PARA DENTRO DE CASA