CASA DA ARQUITETURA RECEBE EXPOSIÇÃO DE PAULO MENDES PRÉMIO PRITZKER 2006
Até fevereiro de 2024, a Casa da Arquitetura, em Matosinhos, acolhe duas exposições em homenagem a Paulo Mendes da Rocha, arquiteto e urbanista brasileiro que recebeu o Prémio Pritzker em 2006 e também o Leão de Ouro pelo conjunto da sua obra na 15ª Bienal de Veneza.
Paulo Mendes da Rocha doou o acervo integral do seu trabalho à Casa da Arquitetura, em 2019. O espólio é composto por desenhos, textos, fotografias e maquetes dos projetos iniciais e das suas obras mais emblemáticas, como a sua própria casa em São Paulo, conhecida como Casa Butantã.
A Casa da Arquitetura promove uma das exposições sobre “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha”, com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman. Esta mostra pretende abordar a complexidade do trabalho do arquiteto brasileiro, abrangendo a sua preocupação com os recursos naturais e a consciência geográfica presente nos seus projetos, onde concede espaço ao diálogo com a topografia de São Paulo e outras paisagens brasileiras.
Foto: DR
A Casa Gerassi, em São Paulo, é considerada um clássico da arquitetura brasileira com projeto de Paulo Mendes da Rocha
O desejo de Paulo Mendes da Rocha, quando doou o seu acervo à Casa da Arquitetura, em dezembro de 2019, era que o seu trabalho estivesse disponível e fosse acessível aos estudantes de arquitetura de todo o mundo.
Foto: Leonardo Finotti
Paulo Mendes da Rocha Foto Casa da Arquitetura