MUSEU DA VISTA ALEGRE CONTA HISTÓRIAS DA PORCELANA COM QUASE 200 ANOS
Uma visita ao Museu Vista Alegre ajuda-nos a conhecer a história do fabrico e a evolução da arte e do design da porcelana.
A marca nacional Vista Alegre celebra 200 anos, em 2024, com muitas histórias que se perpetuam dos tempos e memórias da fábrica de porcelana mais conhecida de Portugal.
O roteiro de visita incluiu a fábrica, a capela, as ruas, a fonte e o hotel que partilham paredes de lembranças de um lugar que se revelou especial e que merece ser visitado.
Na visita ao museu da Vista Alegre ficamos a perceber o contexto histórico em que cresceu e se desenvolveu a empresa de Ílhavo. Ficamos também a conhecer como faz a evolução de uma arte como o fabrico de porcelana.
Foto: DR / Museu da Vista Alegre
O início da Vista Alegre remonta a 1812 quando, um empresário e fidalgo português, José Ferreira Pinto Basto, adquire os terrenos para instalar “uma grande fábrica de louça, porcelana, vidraria e processos chímicos”, como lê no documento que redigiu ao rei D. João VI. O alvará régio foi concedido a 1 de julho de 1824, sendo esta a data do aniversário da Fábrica da Vista Alegre que completa 200 anos, em 2024.
Junto com as instalações da fábrica, foram construídas casas para os operários, um colégio de ofícios de desenho e pintura; um teatro para entretenimento e confraternização dos trabalhadores e uma corporação dos bombeiros que ainda hoje existe.
Fotos: DR / Sala de eventos do hotel Montebelo Vista Alegre
Mais do que uma fábrica, a Vista Alegre é um lugar onde ainda há pessoas para contar histórias da porcelana. O Museu da Vista Alegre encontra-se aberto de segunda a domingo das 10h às 19h. A visita tem um custo de 6 euros para adultos.