fbpx

O mais oriental dos arquitetos ocidentais

O mais oriental dos arquitetos ocidentais

Carlos Castanheira é uma árvore muito especial na nossa floresta de arquitetos. Especializou-se nas madeiras. Casas de madeira, estruturas naturais integradas na paisagem, percursos vegetais que abrem novos horizontes. O chamado Passadiço de Serralves passou a ser a sua obra mais conhecida. Projetou o Serralves Tree Top com o seu Mestre Álvaro Siza, de quem é uma espécie de braço direito para o oriente.
Carlos Castanheira passa grande parte do seu tempo na China, na Coreia do Sul e no Japão. É uma espécie de Fernão Mendes Pinto da arquitetura portuguesa, já viu a sua última obra de um avião, admite que também seja visível da lua e diz que um dia ainda vai desenhar um veleiro…

Design for Life| Tem vários prémios de arquitetura, mas as suas obras em madeira são as mais admiradas. Quando vê uma árvore imagina logo uma casa?

Carlos Castanheira | Quando vejo uma árvore tento, de imediato, saber qual a espécie, qual a sua madeira.
O uso das árvores e sua madeira é um costume que vem desde o início do Mundo. Da madeira muito se consegue fazer, quase tudo. É claro que não há madeira sem as árvores. Uma árvore pode dar uma casa, mas também pode muito bem dar uma bela cadeira, um pião, um antigo e belo crucifixo, uma bengala, um altar barroco, todo dourado. Uma enormidade de possibilidades que só têm limites na nossa imaginação e sobretudo no bom senso.
Um pião ou uma cadeira podem ser de plástico, mas nunca deixarão de ser uma peça de plástico, mesmo que esse material seja o mais sofisticado que a ciência nos oferece. O mesmo com uma casa de madeira. Só quem experimentou uma casa com madeira é que sabe a(s) diferença(s)

(…)

Publicado na DESIGN FOR LIFE #3

PREV

O Traço a correr o risco na cidade

NEXT

Um mundo demasiado pequeno para Manu Souza