PARIS DESIGN WEEK DE 5 A 14 DE SETEMBRO COM EXPOSIÇÃO MADE IN PORTUGAL
A edição de setembro da Paris Design Week 2024 elege a inovação, o design e a tradição para apresentar a exposição Made in Portugal naturally. Esta mostra do talento e estilo de vida portugueses, com peças de mobiliário e decoração da fileira casa. Cerca de 50 empresas portuguesas criaram peças únicas de fusão entre o clássico e o contemporâneo selecionadas pela designer de interiores Margarida Moura Simão e que vão estar em exibição em Paris, na Galeria Joseph, de 5 a 14 de setembro.
A Paris Design Week 2024 vai acolher de 5 a 14 de setembro, uma mostra de peças portuguesas da fileira casa que é reconhecida pela tradição na arte de saber-fazer, qualidade e customização. A fileira casa integra os setores do mobiliário, iluminação, têxteis-lar e utilidades domésticas desde cerâmica, cutelaria, loiça metálica, vidros e cristais.
A participação de cerca de 50 empresa portuguesas da fileira casa na exposição Made in Portugal naturally, na Galerie Joseph, 16 rue des Minimes, em Paris, tem como mote a inovação, o design e a tradição.
A representação nacional na edição de setembro da Paris Design Week 2024 é organizada pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. A curadoria da exposição é da designer de interiores Margarida Moura Simão, que tem desenvolvido a sua atividade profissional entre Portugal e França, onde trabalha desde 2007.
A AICEP volta a apostar na Galerie Joseph, que se encontra no centro de um dos percursos culturais e exclusivos do Marais. “Neste espaço, que estará aberto ao público durante os 10 dias do evento, os visitantes poderão surpreender-se e apreciar diversas peças e conceitos, viajando por um ambiente onde estará em evidência uma oferta portuguesa suportada no talento, na arte do saber fazer, no design e na inovação”, refere a AICEP.
Recorde-se que esta é a segunda vez que a AICEP realiza esta ação de promoção setorial em Paris. “Em 2022, a exposição Metamorfose atraiu cerca de dois mil visitantes, dos quais 70 por cento profissionais (designers, arquitetos, decoradores e compradores), 15 por cento meios de comunicação social generalistas e especializados e 15 por cento grande público. Cerca de 70 por cento dos visitantes foram franceses e os restantes 30 por cento estrangeiros”.
De salientar que o mercado francês é o principal destino das exportações portuguesas da fileira casa.
Fotografias: DR