PRIMEIRO BAIRRO DE PARIS COM ZERO EMISSÕES DE CARBONO
O estúdio francês de arquitetura TVK planeou um bairro de quatro edifícios com zero emissões de carbono, na ilha de Paris L’ÎLOT FERTILE no 19º arrondissement, próximo da estação ferroviária. O projeto criou soluções sustentáveis numa área residencial de mais de 35 mil m² com jardins, restaurante, áreas comerciais, hotel, albergue para a juventude, residência para estudantes e centro desportivo. A obra foi inaugurada em 2023.
Projetado pelos arquitetos do gabinete TVK em parceria com o estúdio de paisagismo OLM, o primeiro bairro de Paris sustentável com zero emissões de carbono e com um amplo jardim, mostrou que na capital francesa é possível viver em harmonia com a cidade e a natureza.
O projeto foi inaugurado na primavera de 2023, sublinhando o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente em quatro edifícios de nove andares que reúnem áreas residenciais e comerciais junto a um amplo jardim central e uma zona desportiva.
A obra começou em 2016 para a Linkcity, subsidiária de desenvolvimento imobiliário da Bouygues Bâtiment, depois da proposta vencer o concurso “Réinventer Paris”.
Os edifícios distintos em pedra calcária acolhem, por exemplo, um albergue para a juventude e a residência de estudantes, escritórios em plataformas modulares, com mais de 1000 m² cada, podendo acomodar até 12 inquilinos no edifício, que cria uma barreira acústica em frente à ferrovia, protegendo do barulho o jardim central e os edifícios residenciais localizados ao norte.
Também dispõe de 118 alojamentos, uma residência de estudantes com 164 vagas, um albergue da juventude com 230 camas, um hotel com 130 quartos, uma casa para jovens trabalhadores com 159 alojamentos, uma incubadora, lojas, um centro desportivo para diversas modalidades, restaurantes, horta comunitária e pomar. Os edifícios foram cobertos com painéis fotovoltaicos e telhados verdes, produzindo energia e aumentando a biodiversidade.
Fotografias: Julien Hourcade | Edifícios de bairro carbono zero em Paris