MUSEU DOS CLÉRIGOS ACOLHE EXPOSIÇÃO DO PINTOR KANDINSKY
O Museu dos Clérigos, no Porto, vai acolher uma exposição do pintor russo Wassily Kandinsky. A mostra “Kandinsky, Obras Perdidas da Bauhaus” é inaugurada dia 21 de novembro, onde serão apresentados 15 desenhos do artista. A exposição conta com a curadoria de Nuno Viana e fica patente até 17 de março de 2024.
A exposição “Kandinsky, Obras Perdidas da Bauhaus”, de Kandinsky, que vai ser inaugurada na terça-feira, no Museu dos Clérigos, pertencem ao colecionador Edward Khodorkovsky.
As obras que vão estar expostas no Museu dos Clérigos foram realizadas em 1922 por Kandinsky, previamente ao quadro “On White II” (1923), e no período em que esteve ligado à escola alemã Bauhaus.
Segundo a Irmandade dos Clérigos, “esta é a primeira vez que a coleção chega ao espaço da União Europeia” e carrega o “simbolismo de ter sido o último ato cultural entre a Rússia e a Ucrânia antes do início da guerra”.
O pintor Kandinsky nasceu em Moscovo, na Rússia, em 1866, mas adquiriu nacionalidade alemã em 1928 e francesa em 1939, morreu em França em 1944. O artista criou a obra “O Cavaleiro azul” (1903) e “Fuga” (1914), Kandisky introduziu a abstração no campo das artes visuais e foi professor de diversas matérias na escola de arte vanguardista Bauhaus.
“O Porto já merecia a chegada de uma coleção desta qualidade. O investimento na oferta cultural do complexo dos Clérigos tem aqui um marco histórico, com a chegada de uma coleção de valor mundial de um dos maiores artistas do século XX. Orgulha-nos podermos oferecer aos portugueses e às centenas de milhares de visitantes dos Clérigos uma obra desta importância na história da arte”, refere o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Manuel Fernando.
Obra de Wassily Kandinsky | WASSILYKANDINSKY.NET