fbpx

JOANA VASCONCELOS INAUGURA MAIOR EXPOSIÇÃO NO BRASIL

JOANA VASCONCELOS INAUGURA MAIOR EXPOSIÇÃO NO BRASIL

O Museu Oscar Niemeyer, no Brasil, é “a nova casa” das obras de Joana Vasconcelos, a artista portuguesa inaugurou a exposição “Extravagâncias” no museu brasileiro. O trabalho artístico de Joana Vasconcelos estará patente em Curitiba até maio de 2024.

A exposição “Extravagâncias”, a maior mostra individual de Joana Vasconcelos no Brasil, está patente no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, até maio do próximo ano. Nesta exposição de arte contemporânea o trabalho da artista portuguesa concentra-se um pouco por todo o museu, onde é possível ver obras como “Pantelmina”, “Big Booby”, maquetes do “Solitário”, “Castiçais”, “Gateway”, “Bolo de Noiva”, “Máscara” e “Sapato”, entre outros. A exposição tem curadoria do francês Marc Pottier.

O museu, também chamado de Olho, devido ao seu formato arquitetónico, acolhe a obra “Valquíria Miss Dior”, com uma dimensão de cerca de sete metros de altura e de 20 metros de comprimento, que mistura crochê de lã feito à mão, tecidos e poliéster, suspensa em cabos de aço.  Esta peça da artista portuguesa marca a exposição.

Refira-se que “Valquíria Miss Dior” foi criada a convite da marca de alta-costura Dior para o desfile, em Paris, em fevereiro, dedicado à coleção feminina para o outono/inverno 2023-2024.

A peça icónica, antes de chegar ao Brasil, passou pela cidade chinesa de Shenzen e esteve, até 8 de outubro, em Macau, na Bienal Internacional de Arte.

Destaque ainda para a principal rampa do museu Oscar Niemeyer, onde o público é recebido por “Valquíria Matarazzo”, uma obra de Joana Vasconcelos de 2014, uma criação especial para o interior da capela do Hospital Matarazzo, em São Paulo.

Fotos: Facebook / Joana Vasconcelos

PREV

THE REBELLO HOTEL: LUXO E DESIGN NO CAIS DE GAIA

NEXT

HEY HARPER: MARCA PORTUGUESA DE JÓIAS À PROVA DE ÁGUA