ANTARTE DESENHA E PRODUZ BANCO ICÓNICO DE ARTE URBANA PARA CELEBRAR OS 50 ANOS DO EXPRESSO
A Antarte associa-se à celebração dos 50 anos do Expresso com a criação de um banco, uma peça de arte urbana única em madeira sustentável que pretende ser um local de encontro e incentivo de leitura.
O banco ‘Expresso with Antarte’ é o resultado criativo de uma peça de arte urbana alusiva aos primeiros 50 anos do jornal de referência português e que ficará para memória futura.
A Antarte e o Expresso juntaram-se numa parceria de sucesso, que após várias reuniões entre a equipa do Antarte Design Center, liderada pelo CEO Mário Rocha, e do grupo Impresa, representado por Mónica Balsemão, diretora de Marketing, resultou no desenho e produção do banco ‘Expresso with Antarte’.
O desenvolvimento do projeto contabilizou 180 horas e um investimento de cerca de 4800 euros.
“Os materiais para a produção do banco foram pensados ao pormenor sendo utilizadas quatro matérias-primas. O assento é feito em madeira de floresta sustentável. Para as costas, onde estão estampadas as páginas do Expresso, a escolha recaiu sobre painéis em fenólico. O banco tem ainda uma árvore, símbolo de sempre da Antarte, feita em contraplacado marítimo e lacada com produtos específicos, para conferir durabilidade na exposição ao ar livre. Para os pés do banco foi utilizado aço inoxidável”, descreve Mário Rocha, CEO da Antarte.
Banco desenhado e produzido pela Antarte para celebrar os 50 anos do Expresso.
Foto: Nuno Fox
Foram produzidos 21 exemplares do banco ‘Expresso with Antarte’. As sedes do Expresso, da SIC (Porto) e da Antarte acolhem um exemplar, sendo os restantes colocados em espaços públicos emblemáticos das 18 cidades portuguesas capitais de Distrito, por onde irá passar a exposição do Expresso.
O banco com três metros de comprimento, permite a lotação de seis lugares, está decorado com capas emblemáticas do Expresso e a árvore ícone da Anarte e terá wifi da rede MEO.
Pinto Balsemão e Mário Rocha
Foto: Antarte