fbpx

ARQUITETO JEAN NOUVEL ASSINOU PROJETO DO EDIFÍCIO RESTAURADO DA NOVA SEDE DA FUNDAÇÃO CARTIER EM PARIS

ARQUITETO JEAN NOUVEL ASSINOU PROJETO DO EDIFÍCIO RESTAURADO DA NOVA SEDE DA FUNDAÇÃO CARTIER EM PARIS

A nova sede da Fundação Cartier, em Paris, instalou-se num edifício, datado de 1855, que foi reinterpretado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, que transformou sua estrutura num espaço vivo para acolher arte contemporânea. O projeto de Jean Nouvel distingue-se pelas cinco plataformas móveis que permitem desenhar diferentes configurações de altura para acolher diversas exposições. A Fundação Cartier, situada em frente ao Museu do Louvre, acolhe a mostra “Exposition Générale”, até 23 de agosto de 2026.

A nova sede da Fundação Cartier abriu em outubro, no 2 Place du Palais-Royal, em frente ao Museu do Louvre, em Paris. O arquiteto Jean Nouvel assinou o restauro do edifício datado de 1855. O espaço foi transformado numa espécie de máquina viva para acolher exposições de arte contemporânea em diálogo com a dinâmica artística que a capital francesa vive atualmente.

O arquiteto francês Jean Nouvel reinterpretou o prédio antigo e juntou ao novo projeto cinco plataformas móveis, “operadas por um sistema de cabos e polias que permite diferentes configurações de altura e, consequentemente, diferentes cenários para as exposições”.

O espaço dispõe de 8.500 metros quadrados abertos ao público, 6.500 metros quadrados de área expositiva que “esbate fronteiras entre o interior e o exterior do prédio”.

A Fundação Cartier acolhe, até 23 de agosto de 2026, a “Exposition Générale” com curadoria de Grazia Quaroni e Béatrice Grenier.

Para Jean Nouvel “um lugar como este exige ousadia, coragem que os artistas possam não demonstrar em outros lugares institucionais”.

📸 Jean Nouvel / ADAGP, Paris, 2025. Fotos © Martin Argyroglo

PREV

O URSO DA TOUS CELEBRA 40 ANOS DE HISTÓRIAS E INTEGRA A COLEÇÃO DO MUSEU DO DESIGN DE BARCELONA