SERRALVES: ALA ÁLVARO SIZA RECEBE PRIMEIRA GRANDE EXPOSIÇÃO DOS ARQUITETOS AIRES MATEUS COM 91 PEÇAS
A Fundação de Serralves, o BPI e a Fundação “la Caixa” apresentam “Beleza apesar de tudo”, a primeira grande exposição sobre a carreira dos Arquitetos Aires Mateus com 91 peças expostas e que estará patente na Ala Álvaro Siza, em Serralves, até 19 de abril de 2026. A exposição aborda o percurso dos Arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus, centrada nas suas investigações formais e construtivas ao longo de vinte anos.
A Ala Álvaro Siza, em Serralves, acolhe uma exposição que aborda o percurso dos Arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus, focada “nas suas investigações formais e construtivas ao longo das últimas duas décadas”, refere nota de imprensa.
Com 91 peças expostas, trata-se da primeira grande exposição a reunir a obra realizada pelos arquitetos portugueses, mostrando material que evidencia a diversidade de escalas e programas em que os arquitetos têm trabalhado em Portugal e no estrangeiro.
Com curadoria de Nuno Crespo a exposição “oferece uma leitura direta da produção do atelier Aires Mateus em que o público é convidado a observar maquetas, imagens e outros suportes que revelam processos de estudo, relações entre volumes, comportamento dos materiais e modos de ocupar o território”, refere a nota de imprensa de Serralves.
Esta exposição abriu ao público a 28 de novembro, na Ala Álvaro Siza, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, e estará patente até 19 de abril de 2026.
O BPI e a Fundação “la Caixa” são mecenas da exposição do estúdio Aires Mateus do fundado em 1988, que conta atualmente com cerca de cinquenta colaboradores.
Dos projetos assinados por este estúdio destacam-se as casas de Alenquer e Azeitão, o Centro de Investigação das Furnas, nos Açores, as casas na areia na Comporta, a sede da EDP em Lisboa, os Museus em Lausanne e Tours ou a Faculdade de Arquitetura de Tournai, entre outros.





Fotografias: nvstudio | Serralves