CASA DA ARQUITETURA EM MATOSINHOS COMEMORA O 8.º ANIVERSÁRIO COM ATIVIDADES GRATUITAS DE 21 A 23 DE NOVEMBRO
Casa da Arquitetura em Matosinhos celebra o 8.º aniversário com atividades gratuitas de 21 a 23 de novembro, são três dias de festa dedicados ao encontro entre público, arquivo e criação contemporânea. No dia 22, destaca-se a inauguração da exposição e o lançamento do livro “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes”, seguida da cerimónia comemorativa e da atribuição do título de Associado Honorário. As comemorações incluem ainda visitas orientadas, a instalação interativa Jelly e Lumy, oficinas, performances, momentos musicais, a Cerimónia do Chá por Tomoko Higuchi e atividades para as famílias.
Na festa do 8.º aniversário da Casa da Arquitetura há atividades grátis, desde visitas guiadas, oficinas e performances de poesia e música. Estas são algumas das atividades gratuitas incluídas num programa de três dias que destaca, no sábado, 22 de novembro, a inauguração da exposição e da apresentação do livro “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes” que terá a intervenção do próprio arquiteto português Manuel Correia Fernandes, divulgou a Casa da Arquitetura.
O evento comemorativo do aniversário da Casa da Arquitetura, será ainda assinalado com a atribuição do título de associado honorário 2025 a Manuel Correia Fernandes, que foi também professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto até 2009.
A visita guiada gratuita à exposição “Kengo Kuma: Onomatopeia” é orientada por Miguel Rebelo.
A exposição “Arquitetura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes” dos curadores Carlos Machado e Moura e Vítor Alves, vai ficar patente ao público até 26 de abril de 2026.
O programa terá também disponível para os visitantes a “Cerimónia do Chá”, por Tomoko Higuchi, performances da Companhia Instável, um espetáculo de percussão japonesa.
No domingo a festa de aniversário termina com oficinas de valorização de objetos e tradições marítimas, ‘workshops’ para famílias, crianças, estudantes e profissionais, instalações imersivas, performances de poesia e música, recital de piano e uma apresentação do ArquiCoro, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
Recorde-se que “a Casa da Arquitetura foi criada em 2007 para a divulgação e afirmação da arquitetura a nível nacional e internacional. Em 2017, passou a ser Centro Português de Arquitectura e ocupou as atuais instalações no Quarteirão da Real Vinícola de Matosinhos”.
Consulte o programa completo em casadaarquitectura.pt.



Fotografias: DR | Casa da Arquitetura