VITRA ASSINALA CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE VERNER PANTON COM A EDIÇÃO LIMITADA DA HEART CONE CHAIR
A marca Vitra celebra o centenário do nascimento do arquiteto e designer dinamarquês Verner Panton com a edição limitada da Heart Cone Chair em dois tons de azul. A cadeira de design único apresentada na sua versão bicolor e destaca-se em qualquer espaço interior. A Vitra mantém uma grande proximidade com a família Panton e, em cooperação com a detentora dos direitos, a Verner Panton Design AG, dedica-se a preservar e a continuar a desenvolver obras selecionadas deste designer visionário.
Para assinalar o 100.º aniversário do nascimento do prestigiado arquiteto e designer dinamarquês Verner Panton, no dia 13 de fevereiro de 2026, a Vitra e a Verner Panton Design AG lançaram uma edição limitada da Heart Cone Chair, a icónica cadeira que assume uma versão bicolor. A frente e a parte traseira da cadeira apresentam dois tons diferentes de azul, conferindo ainda mais vida à sua forma já expressiva e transformando a Heart Cone Chair numa peça de destaque em qualquer espaço interior.
A Vitra iniciou nos anos 1960 a colaboração com Verner Panton “para desenvolver e concretizar a sua ideia de uma cadeira com estrutura cantiléver feita a partir de um único material e moldada numa só peça — a revolucionária Panton Chair. Esta parceria mantém-se até hoje: a Vitra mantém uma relação próxima com a família Panton e, em cooperação com a detentora dos direitos, a Verner Panton Design AG, dedica-se a preservar e a continuar a desenvolver obras selecionadas deste designer visionário”, refere nota de imprensa da Vitra.
Em 2026, para celebrar o legado de Verner Panton, a Vitra e o Vitra Design Museum preparam uma programação anual de eventos e iniciativas em colaboração com a família Panton. O programa inclui exposições, lançamento de produtos com novos tecidos e tipos de pele, várias edições limitadas e o relançamento de um dos seus designs mais inspiradores.
A história da Heart Cone Chair
“Em 1957, o pai do arquiteto e designer dinamarquês Verner Panton encarregou-o de desenvolver uma ampliação para o restaurante Kom Igen, no Langesø Park, na Dinamarca. Panton teve total liberdade criativa e desenhou todo o interior, incluindo têxteis, alcatifas, iluminação, mobiliário, fardamento e os próprios menus. As peças de mobiliário desenvolvidas para o projeto incluíam também uma cadeira: a Cone Chair, em forma de cone invertido, cujo assento se estende também para o encosto e os apoios dos braços.
Pouco tempo depois, Panton levou esta ideia mais longe ao desenvolver a Heart Cone Chair. O encosto em forma de coração juntava conforto e liberdade de movimentos com uma silhueta icónica. O design mostra o fascínio de Panton pela geometria e o seu objetivo de unir funcionalidade e impacto emocional. A Cone Chair e a Heart Cone Chair tornaram-se rapidamente ícones do design moderno, incorporando a linguagem estética única de Panton”.




Fotografias: © Vitra