DE 21 A 26 DE ABRIL O “SALONE DEL MOBILE” REUNIRÁ EM MILÃO DESIGNERS, ARQUITETOS E MARCAS DE TODO O MUNDO
A 64.ª edição do Salone del Mobile terá lugar de 21 a 26 de abril de 2026, na Feira de Milão, em Rho, reunirá mais de 1900 expositores de 32 países em mais de 169 mil metros quadrados de espaço de exposição, destacando a dimensão e o alcance internacional desta feira que recebe designers, arquitetos, marcas e visitantes de todo o mundo. Em 2026, é lançado o “Salone Contract”, uma nova iniciativa que aborda a transformação do setor de mobiliário contratual, cujo plano diretor foi confiado aos arquitetos Rem Koolhaas e David Gianotten, da OMA.
O Salone del Mobile 2026, tem lugar em Milão de 21 a 26 de abril, a feira “posiciona-se como uma infraestrutura cultural e económica em evolução, cada vez mais estruturada em torno de estratégias de longo prazo, em vez de eventos isolados”, refere nota de imprensa da feira.
A edição deste ano introduz uma mudança estratégica que está a fase de lançamento. Trata-se do Salone Contract, uma nova iniciativa que aborda a transformação do setor de mobiliário contratual, cujo plano diretor foi confiado a Rem Koolhaas e David Gianotten, da OMA. “Concebido como um projeto plurianual, em vez de um formato de exposição convencional, o Salone Contract responde à crescente complexidade das encomendas em grande escala nos setores da hotelaria, do local de trabalho, do retalho e das infraestruturas, onde o valor do design é gerado através da integração de sistemas, serviços, logística e dados”, descreve a nota de imprensa divulgada no site da feira italiana.
Durante a edição de 2026, o projeto se desenvolverá por meio de um itinerário temático pela feira, uma palestra pública de Rem Koolhaas e um fórum internacional desenvolvido em colaboração com a OMA. Esses componentes formam a base conceitual para a primeira exposição completa do Salone Contract em 2027, posicionando a pesquisa arquitetónica como uma ferramenta para orientação de mercado e estratégia industrial de longo prazo.
A feira continua com as quatro exposições anuais: Salone Internazionale del Mobile, International Furnishing Accessories Exhibition, Workplace3.0 e S.Project, que receberão 915 marcas.
De regresso estão as bienais EuroCucina com FTK – Technology For the Kitchen e International Bathroom Exhibition que continuam a ancorar o foco específico do setor da feira na inovação, sustentabilidade e evolução dos espaços domésticos e coletivos.
Em 2026 também há novos projetos, como o Salone Raritas, dedicado ao design colecionável e de edição limitada, e instalações imersivas, incluindo Aurea. Uma ficção arquitetónica, contribuem para uma narrativa mais ampla que integra produção orientada para a investigação, artesanato e experimentação espacial. O SaloneSatellite irá apresentar 700 designers com menos de 35 anos de 43 países, reforçando o compromisso de longa data da feira com as práticas emergentes e a educação em design num contexto cada vez mais globalizado.




Fotografias: DR | Divulgação Salone del Mobile.Milano