NOVA SEDE DA EDP II PROJETADA POR ALEJANDRO ARAVENA E CARRILHO DA GRAÇA VENCE MELHOR PROJETO PRIVADO DE ARQUITETURA
O projeto arquitetónico de Alejandro Aravena e Carrilho da Graça da nova sede da EDP II vence Prémio Construir para Melhor Projeto Privado de Arquitetura. O edifício executado pelo dstgroup marca a paisagem ribeirinha de Lisboa. Alejandro Aravena, arquiteto chileno, Pritzker Prize 2016, deu à obra uma “linguagem estética baseada no uso e potencialidades do betão”, em colaboração com o arquiteto português Carrilho da Graça. Na estética deste projeto, destaca-se também a azulejaria Viúva Lamego, com azulejos que são autênticas peças de arte fabricadas e pintadas à mão.
A sede EDP II vence Prémio Construir para Melhor Projeto Privado de Arquitetura, edição de 2025. O chileno Alejandro Aravena, vencedor de um premio Pritzker em 2016, foi o arquiteto escolhido para o novo edifício EDP construído na zona ribeirinha de Lisboa, juntamente com o arquiteto português Carrilho da Graça.
Alejandro Aravena é o diretor executivo do escritório de arquitetura Elemental S.A. Alejandro Aravena é mundialmente conhecido pelos seus projetos de habitações de interesse social. À frente do gabinete de arquitetura “Elemental”, já construiu mais de 2.500 unidades habitacionais de baixo custo.
O novo Edifício EDP em Lisboa configura-se no futuro e nas novas formas de trabalhar. O desenho arquitetónico de Alejandro Aravena e Carrilho da Graça, vence Prémio Construir para Melhor Projeto Privado de Arquitetura. Na execução desta obra participaram várias empresas do grupo: dst, bim+, tgeotecnia, tagregados, tbetão, tlaboratório, tmodular, bysteel e dte.
O arquiteto chileno Alejandro Aravena apresentou um projeto com uma linguagem estética assente no uso e potencialidades do betão, em colaboração com o arquiteto Carrilho da Graça, que marca a paisagem ribeirinha de Lisboa.
Neste edifício de duas torres a azulejaria portuguesa ganha evidência com Viúva Lamego, uma fábrica de azulejo português com um legado histórico, assente em métodos tradicionais e uma visão de futuro. Os azulejos são autênticas peças de arte fabricadas e pintadas à mão que, na sede EDP II proporcionam uma visão de contrate e equilíbrio entre o contemporâneo do betão e a tradição do azulejo.







Fotografias: DR