ARTISTA PLÁSTICA JOANA VASCONCELOS DESENHA “PARAÍSO” PARA ILUSTRAR RÓTULO DE VINHO CHÂTEAU MOUTON ROTHSCHILD 2023
Joana Vasconcelos, prestigiada artista plástica portuguesa, cria “Paraíso” para ilustrar o rótulo da garrafa da colheita vintage de 2023 do Château Mouton Rothschild. Joana Vasconcelos foi convidada para integrar a galeria de artistas famosos que ilustram as colheitas vintage do Premier Grand Cru Classé. É a primeira vez que uma artista portuguesa desenha um rótulo do Château Mouton Rothschild, o reconhecido produtor francês da região de Bordéus. O vinho chegou recentemente ao mercado.
A marca de vinho francês Château Mouton Rothschild convidou a artista plástica Joana Vasconcelos para ilustra o rótulo de “um dos vinhos mais caros do mundo”, a colheita vintage de 2023 do Premier Grand Cru Classé.
A artista portuguesa é reconhecida mundialmente por integrar inúmeras exposições e criar obras de grandes dimensões, com diferentes conceitos.
Joana Vasconcelos estreia-se como a primeira artista portuguesa a ilustrar o rótulo de um dos “melhores vinhos do mundo”. Joana Vasconcelos, desenhou “Paraíso”, o rótulo da colheita vintage de 2023, do Château Mouton Rothschild do famoso produtor francês da região de Bordéus.
A marca francesa de vinhos cultiva a tradição de convidar artistas contemporâneos, desde 1945, a lista de rótulos assinados integra nomes como Dalí, Miró, Chagall, Picasso, Andy Warhol, Pierre Soulages, Francis Bacon, Balthus, Jeff Koons, David Hockney, Olafur Eliasson, Peter Doig e Chiharu Shiota. A coleção completa está hoje instalada na exposição permanente “L’Art et l’Étiquette”, visitável na propriedade.
O vinho chegou ao mercado em dezembro anunciou a Château Mouton Rothschild, que descreve a obra de Joana Vasconcelos: “o desenho concentra-se num cacho de uvas e ilustra todos os elementos que se unem para criar um grande vinho: terra e água, os raios do sol e o frescor da noite, combinados com o trabalho das mãos humanas, representado pelo vértice de um triângulo como uma incursão benéfica no ciclo da natureza”. E continua: “Como peças de um quebra-cabeça, cada elemento tem sua própria forma e cor, desempenhando um papel complementar e decisivo. A videira é o centro das atenções e prospera no “Paraíso” que é o terroir do Château Mouton Rothschild, cujo solo, sol e água nutrem as uvas desde tempos imemoriais”.
Para Joana Vasconcelos “a inspiração para a ilustração, que cobre a parte superior do rótulo branco, foram as uvas e as vinhas, bem como o aspeto naturalista do Château Mouton, sendo “Paraíso uma obra inspirada na ideia de perfeição, de luxo e na harmonia entre a natureza e o homem”, descreve a artista.


Fotografias: DR | Château Mouton Rothschild 2023 / divulgação