fbpx

ESTÚDIO FOSTER + PARTNERS PROJETOU O NOVO MUSEU NACIONAL ZAYED DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

ESTÚDIO FOSTER + PARTNERS PROJETOU O NOVO MUSEU NACIONAL ZAYED DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Projetado pelo estúdio de arquitetura Foster + Partners, o Museu Nacional Zayed já abriu as portas ao público. O novo museu dos Emirados Árabes Unidos localizado no coração do Distrito Cultural Saadiyat, em Abu Dhabi, conta a história dos Emirados fundados pelo xeque Zayed. A arquitetura do edifício destaca-se pela sustentabilidade na forma como aborda o desafio de sustentar a vida num ambiente desértico e as fortes tradições culturais dos Emirados Árabes Unidos. As cinco asas de aço leve do museu fazem parte do sistema de ventilação natural em ligação à natureza.

O novo museu dos Emirados Árabes Unidos localizado no coração do Distrito Cultural Saadiyat, em Abu Dhabi, abriu ao público. O Museu Nacional Zayed é um projeto assinado pelo estúdio de arquitetura Foster + Partners em estreita colaboração com o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi.

Para Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster + Partners, “o Museu Nacional Zayed conta a história da criação dos Emirados pelo xeque Zayed e as muitas facetas do seu legado, incluindo a sua visão de tornar o deserto mais verde. O próprio edifício é uma expressão de sustentabilidade, com cinco asas aerodinâmicas que são parte integrante do sistema ambiental, atuando como chaminés térmicas e atraindo ar fresco através dos espaços públicos. São também simbólicas do amor do xeque Zayed pelo desporto tradicional da falcoaria e tornaram-se marcos na linha do horizonte da cidade”.

A arquitetura e o design sustentável do novo edifício cultural destacam-se na forma e ainda pelas cinco asas de aço leve do museu que fazem parte do sistema de ventilação natural.

A descrição do projeto, no site Foster + Partners, refere que “os espaços do museu estão localizados dentro de um monte, que possui painéis facetados texturizados que são uma abstração da topografia dos Emirados Árabes Unidos. O monte isola os espaços interiores do ganho solar, formando um escudo protetor que impede o calor de entrar no edifício. Quando os visitantes entram no museu, eles entram no átrio cheio de luz, ou Al Liwan, que serve como espaço de reunião e orientação, hospedando apresentações como dança tradicional e poesia”.

O museu dispõe de seis galerias permanentes, quatro galerias em forma de cápsula estão suspensas acima do Al Liwan e proporcionam ambientes controlados para proteger os artefactos sensíveis em exposição. No piso térreo, há mais dois espaços de galeria permanentes próximos às entradas do museu, bem como um espaço de exposições temporárias, um restaurante e um café.

Os visitantes podem escolher o seu próprio percurso pelas diferentes galerias e seguir para o nível superior através de uma escada em espiral escultural ou elevadores.

No exterior do edifício do museu, a natureza é representada pelo Jardim Al Masar, que liga o edifício à costa. O publico é convidado a percorrer um caminho sombreado desde o nível do solo até uma plataforma de observação no topo do monte, na base das torres de aço, que oferece vistas panorâmicas.

Fotografias: DR | Foster + Partners

PREV

PANTONE ANUNCIOU CLOUD DANCER A COR DO ANO 2026 UM “BRANCO NUVEM” QUE SIMBOLIZA SERENIDADE E CLAREZA