fbpx

NOVA TORRE DO GABINETE OODA DESENHADA PELO ARQUITETO EDUARDO SOUTO DE MOURA DESTACA-SE EM TIRANA NA ALBÂNIA

NOVA TORRE DO GABINETE OODA DESENHADA PELO ARQUITETO EDUARDO SOUTO DE MOURA DESTACA-SE EM TIRANA NA ALBÂNIA

A Oricon Tower, nova torre de Tirana, na Albânia, projeto do gabinete OODA e desenho assinado por Eduardo Souto de Moura, destaca-se junto à Bond Tower, edifício também da autoria do arquiteto portuense. As duas torres juntas criam um “pórtico simbólico” na entrada oeste da cidade. O projeto reforça a presença da arquitetura portuguesa na capital albanesa. Eduardo Souto de Moura foi o vencedor do Prémio Pritzker 2011.

O gabinete de arquitetura Oporto Office for Design and Architecture (OODA) e o arquiteto Eduardo Souto de Moura desenharam em parceria uma nova torre em Tirana, junto a outra torre da mesma autoria, criando, desta forma, “um pórtico simbólico”, em Tirana, na capital da Albânia.

O projeto da nova torre Oricon Tower, assinado em coautoria com Eduardo Souto de Moura e OODA reforça a presença da arquitetura portuguesa em Tirana, “transformando a entrada oeste da cidade em um novo ponto de referência urbano”, refere o gabinete OODA.

A avenida Dritan Hoxha acolhe a Bond Tower e a Oricon Tower que em conjunto assinalam a entrada ocidental na cidade de Tirana, funcionando como um pórtico urbano.

A nova torre de cinquenta pisos e utilização mista, combina betão, mármore e vidro, materiais que remetem para a tradição local para a sobriedade de imponência arquitetónica do edifício.

A torre contempla escritórios e comércio nos pisos inferiores, habitações nos níveis intermédios, hotel nos pisos superiores e, no rooftop um restaurante com vistas panorâmicas sobre a cidade.

Fotografias: DR

PREV

OCTANT DOURO ABRE 20 CASAS DE DESIGN DE LUXO COM VISTA PANORÂMICA E APOSTA NA GASTRONOMIA