
“RESIDÊNCIA” DE CHEFES DE COZINHA, PRODUTORES E ARTESÃOS REGRESSA PARA SETE VIAGENS POR PORTUGAL
O chef João Rodrigues regressa com a segunda edição do projeto “Residência”, juntando chefes de cozinha nacionais e internacionais para cozinharem com produtos locais num roteiro por sete regiões portuguesas. As várias “Residência” vão acontecer ao longo de 2025 e até ao início de 2026, no Alentejo, Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Algarve, Açores e Madeira. O primeiro encontro gastronómico itinerante é já nos dias 5 e 6 de abril, no Alentejo.
O projeto “Residência” do chef João Rodrigues regressou em 2025 com a presença de vários chefes de cozinha reconhecidos. A edição deste ano recebe Mitsuharu Tsumura, do Maido, em Lima, Ricard Camarena, que tem o seu restaurante em Valência, Manu Buffara, do Manu, em Curitiba, Karime Lopez, da Gucci Osteria, de Massimo Bottura, em Florença, Maksut Askar, do Neolokal, em Istambul, ou Marsia Taha Mohamed, do Arami, em La Paz, Nicanor Vieyra, do Olluco, em Moscovo, de Mihai Toader, do Soro Lume, em Bucareste e Nieves Barragan, do Sabor, em Londres.
Os eventos gastronómicos itinerantes “Residência” decorrem ao longo de 2025 até ao início de 2026, em sete regiões de Portugal, percorrendo o Alentejo, Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Algarve, Açores e Madeira. Esta edição tem o apoio, entre outros, da Visit Portugal.
A equipa de chefes liderada por João Rodrigues terá “o mesmo objetivo de valorização dos territórios e da cultura gastronómica portuguesa, ao longo das diferentes etapas da Residência”, refere nota de imprensa do projeto. “Queremos levar os chefs a conhecer as regiões portuguesas e o receituário regional para depois prepararem um jantar com os produtos que encontrarem. Mas desta vez o anfitrião será sempre um chef local”, refere João Rodrigues.
A programação desta nova edição tem início dias 5 e 6 de abril, com a “Residência”, no Alentejo, na zona de Montemor-o-Novo e Grândola e conta com Manu Buffara, do Manu, em Curitiba, e Maksut Askar, do Neolokal, com uma estrela Michelin, em Istambul. O chef local convidado de João Rodrigues é Filipe Ramalho, do Páteo Real, em Alter do Chão. A segunda “Residência” está prevista para os dias 14 e 15 de junho, em Lisboa.
Cada “Residência” inclui visitas a produtores, restaurantes locais e artesãos, com o propósito de servir de inspiração à criação de um menu dos vários chefs que receberão os convidados para uma refeição especial com produtos de época e locais.
João Rodrigues, o chef do Canalha e o criador do “Projecto Matéria” avança com a segunda edição da “Residência” e vai voltar a percorrer o país na companhia de vários chefs estrangeiros convidados.
O evento “Residência” foi criado em 2023 por João Rodrigues e Vânia Rodrigues. O programa de 2025 inicia pela região do Alentejo com almoço e visita guiada à Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, segue-se um jantar no Sublime Comporta, com o chef João Rodrigues, os dois cozinheiros internacionais, Manu Buffara e Maksut Askar, que apresentam seis pratos criados para o momento com produtos alentejanos.






Fotografias: DR / Divulgação