
SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO 2025 APOSTA NA IMERSÃO PELO DESIGN, ARTE E INOVAÇÃO CULTURAL
De 8 a 13 de abril, o “Salone del Mobile”, em Milão, apresenta um programa de eventos diversificado, masterclasses e instalações artísticas com a participação de protagonistas internacionais do design que propõe uma viagem pela sustentabilidade, tradição, experimentação e inovação cultural.
O “Salone del Mobile” vai decorrer de 8 a 13 de abril na cidade italiana de Milão. A 63ª edição da feira apresenta uma série de eventos que consolidam seu papel como referência no panorama do design e da cultura de projetos. O evento promete uma experiência única, enriquecida com masterclasses, workshops, talks, mesas redondas e instalações artísticas que celebram a importância do design como ferramenta para ler e moldar o mundo.
A organização pretende “estimular a reflexão sobre como o design pode contribuir para mudar a sociedade para melhor. O programa 2025 foca na qualidade, diversificação e distribuição multiplataforma, com uma tenção especial à visão de vozes autorizadas no setor que oferecerão perspetivas e abordagens inovadoras”, lê-se no site.
Este ano, são apresentadas três instalações em locais específicos, que envolverão o público em experiências imersivas e visionárias.
O arquiteto francês Pierre-Yves Rochon oferece uma experiência interior única com seu projeto “Villa Héritage”, que pode ser visitado nos pavilhões 13-15. O projeto explora a ideia de uma habitação atemporal.
O diretor vencedor do Oscar Paolo Sorrentino apresenta a instalação “La dolce attesa” na entrada dos pavilhões 22-24. Uma obra que explora o sentimento universal de espera, uma viagem que, como o próprio Sorrentino descreve, “atordoa e hipnotiza”. A cenografia, de Margherita Palli, cria uma atmosfera de suspense.
Robert Wilson criou a instalação “Mãe” no Museo Pietà Rondanini – Castello Sforzesco. Em colaboração com a Câmara Municipal de Milão, o artista Robert Wilson promove na instalação “Mãe”, um trabalho, acompanhado pela música de Arvo Pärt, dedicado à obra-prima de Michelangelo e faz parte do contexto do ano Euroluce, propondo uma reflexão sobre luz e arte.
Fórum Internacional de Iluminação Euroluce apresenta iniciativa que visa estimular a troca de ideias e promover a inovação na área da iluminação. O Fórum, que se realizará nos dias 10 e 11 de abril, inclui masterclasses, mesas redondas e workshops realizados na Arena “A Floresta do Espaço” (hall 2), projetada pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto. Os convidados e especialistas em iluminação discutirão os desafios e oportunidades do setor, com foco em sustentabilidade, design e tecnologia.
O Arena Formafantasma recebe Drafting Futures, uma série de palestras e mesas redondas com alguns dos principais pensadores e designers da atualidade. Os palestrantes incluem Lesley Lokko, fundadora do African Futures Institute, e Valeria Segovia, Diretora de Design da Gensler em Londres, que abordam o futuro do design e o planeamento.
No “Quiosque de Design: O Salão na Cidade” de 1 a 13 de abril, na Piazza della Scala, espaço projetado este ano pelo DWA-Design Studio, será um ponto de referência para o mundo do design.








Fotografias: DR | Salone del Mobile