CRÉATEURS DESIGN AWARDS 2025 REGRESSAM A PARIS COM HOMENAGEM A NORMAN FOSTER
Visionário da arquitetura sustentável e contemporânea, Norman Foster recebe o prémio Andrée Putman, em Paris, no dia 18 de janeiro de 2025, reconhecendo o seu legado em design urbano e inovação nos Créateurs Design Awards. Na cerimónia serão ainda distinguidos os japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa do SANAA que recebem o prémio Charlotte Perriand.
Durante a cerimónia, que terá lugar em Paris a 18 de janeiro de 2025, Norman Foster, laureado com o Pritzker em1999, será homenageado com um prémio para uma visão intemporal da arquitetura sustentável, uma distinção que reconhece indivíduos excecionais que influenciaram a paisagem cultural e artística contemporânea. Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa do SANAA serão também distinguidos com o prémio Charlotte Perriand, celebrando assim a extraordinária contribuição do estúdio japonês para a arquitetura e o design modernos.
De referir que os Créateurs Design Awards regressam à capital francesa, no Shangri-La Paris, revelando os vencedores em 14 categorias e homenageando ícones mundiais da arquitetura como Norman Foster e Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa do SANAA.
Os Créateurs Design Awards destacam os trabalhos extraordinários em arquitetura, design de interiores, design de produtos, fotografia, jornalismo e curadoria.
“A nossa missão é reconhecer e defender a excelência na indústria do design, preservar a integridade do design e inspirar as gerações futuras. Em poucos anos, o programa de prémios da Créateurs Design Association distinguiu-se como um dos mais importantes prémios criativos – reunindo uma quantidade indiscutível de trabalhos diversificados de alguns dos profissionais mais inovadores e entusiasmantes de todo o mundo”, descreve o site da Associação Créateurs Design e dos Prémios Créateurs Design.
Com cerca de 300 membros votantes em todo o mundo e 40.000 subscritores de correio eletrónico, os Créateurs Design Awards são o único grande prémio da indústria em que os maiores prémios têm o nome de mulheres icónicas: Andrée Putman e Charlotte Perriand.
O arquiteto inglês Norman Foster tem dito que todos os elogios são partilhados com a equipa de profissionais que trabalham ao seu lado, reiterando que “o design é um compromisso coletivo”.
Das obras mais célebres de Norman Foster destacam-se o Gherkin em Londres e a restauração do Reichstag em Berlim, projetos que fundem estética, tecnologia e sustentabilidade.
Norman Foster é considerado um arquiteto visionário que transforma os edifícios em símbolos do progresso e da aspiração humana. Criou a Fundação Norman Foster, instituição que promove o pensamento e a pesquisa interdisciplinares para ajudar as novas gerações de arquitetos, designers e urbanistas a antecipar o futuro.