EXPO 2025 OSAKA: PORTUGAL É UM DOS 158 PAÍSES QUE CONFIRMARAM PRESENÇA NO EVENTO NO JAPÃO
A organização da Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão, revelou, em comunicado de 27 de dezembro de 2024, que estão confirmados 158 países e regiões e 9 organizações internacionais no evento que se realiza de 13 de abril a 13 de outubro de 2025. Portugal é um dos países participantes na Expo 2025 Osaka e já lançou o website portugalexpo2025.pt desenvolvido pela AICEP, entidade organizadora da participação portuguesa no evento corrdenado pela comissária-geral, Joana Gomes Cardoso. Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o Pavilhão de Portugal convida os visitantes a mergulhar e a descobrir o Oceano.
Aceleram-se os preparativos para a Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão, em cooperação com os países e regiões e organizações internacionais participantes. A organização trabalha em estreita colaboração com o Governo japonês. O evento espera receber cerca de 28 milhões de visitantes, de acordo com as autoridades japonesas.
A Exposição Mundial de Osaka contará com a presença de mais de 158 países países e regiões que se preparam para apresentar as suas últimas inovações e tecnologias, cultura e visões para o futuro à volta do tema “Projetar a sociedade do futuro para as nossas vidas”.
A Exposição Mundial é um dos maiores e mais antigos eventos internacionais que se realiza de cinco em cinco anos desde 1851.
Portugal marca presença na Expo 2025 Osaka, através da AICEP, entidade organizadora da participação portuguesa no evento, com a coordenação da comissária-geral, Joana Gomes Cardoso.
Com o tema Oceano, Diálogo Azul, a participação de Portugal na Expo 2025 Osaka tem como objetivo destacar a importância da sustentabilidade marinha e da preservação dos oceanos, em linha com os compromissos globais de combate às alterações climáticas e à proteção dos ecossistemas. O compromisso com os oceanos e a sustentabilidade, levará ao Japão uma mensagem forte sobre a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente, inspirando o público a adotar práticas mais conscientes e sustentáveis.
O Pavilhão de Portugal, projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, convida os visitantes a mergulhar e a descobrir o Oceano. Situado na zona ‘Empowering Lives’ do recinto da Expo 2025 Osaka, o Pavilhão segue os conceitos de sustentabilidade e economia circular, em conformidade com as melhores práticas técnicas e ambientais.
Homenageando os Oceanos, o Pavilhão de Portugal inclui uma loja, um espaço de restauração dedicado à promoção da gastronomia portuguesa e um espaço multiusos preparado para acolher eventos de diversas tipologias. A AICEP está a preparar uma programação Económica, Científica e Cultural para promover a internacionalização da economia portuguesa em setores identificados como prioritários, designadamente Economia Azul, Turismo e Cultura.
Portugal já colocou online o website portugalexpo2025.pt. O site está disponível em três idiomas – português, inglês e japonês –, constitui uma ferramenta fundamental para profissionais de comunicação, parceiros e público geral, oferecendo um acesso centralizado a conteúdos sobre o Pavilhão e as iniciativas de Portugal na Expo 2025 Osaka.
Imagens: AICEP