fbpx

LIVRO “ÁLVARO SIZA – OBRA INCOMPLETA” APRESENTADO NA FUNDAÇÃO MARQUES DA SILVA

LIVRO “ÁLVARO SIZA – OBRA INCOMPLETA” APRESENTADO NA FUNDAÇÃO MARQUES DA SILVA

O lançamento de livro “Álvaro Siza – Obra Incompleta” junta Alexandre Alves Costa, Eduardo Souto de Moura, Manuel Aires Mateus e Michel Toussaint, numa conversa conduzida por António Choupina. O livro é apresentado, hoje, 14 de dezembro, às 18h00, na Fundação Marques da Silva, no Porto. Este projeto editorial da Livraria A+A Arquitectura Bookshop specialized in Architecture, foi pensado a partir de obras que ficaram no papel, por outras palavras, sobre obras não construídas de Álvaro Siza.

O lançamento do livro “Álvaro Siza – Obra Incompleta”, da Livraria A+A Arquitectura Bookshop specialized in Architecture conta com Alexandre Alves Costa, Eduardo Souto de Moura, Manuel Aires Mateus e Michel Toussaint para uma conversa moderada por António Choupina. O evento que reúne nomes de referência da arquitetura é acolhido, na cidade do Porto, na Fundação Marques da Silva.
De salientar que o livro “Álvaro Siza – Obra Incompleta” é um projeto editorial da Livraria A+A Arquitectura Bookshop specialized in Architecture, pensado a partir de obras que ficaram no papel, por outras palavras, sobre obras não construídas de Álvaro Siza. “É constituído por dois volumes: um primeiro para dar lugar a textos de um conjunto de mais de uma dezena de autores, amigos e especialistas da obra de Siza, onde se partilham memórias, análises e reflexões; o segundo, com a apresentação de cada uma destas obras, selecionadas pelo próprio Siza, através de excertos de memórias descritivas, desenhos rigorosos a várias escalas, fotografias de maquetes, esquissos e enquadramento no tempo e no sítio”, refere nota no Facebook da Fundação Marques da Silva.
Recorde-se que Siza de 91 anos foi o primeiro arquiteto português laureado, em 1992, com o Prémio Pritzker de Arquitetura, prémio internacional, criado, em 1979.
Neste no novo livro das obras do arquiteto portuense, “no seu conjunto, recuperam o pensamento, a conceção, as ideias subjacentes a cada projeto e que, pelo seu poder e manifestação poética, se converteram em modelos e em chaves de leitura, não só para o extraordinário percurso de Álvaro Siza, como da história da Arquitetura”.
A sessão conta com a presença de Álvaro Siza. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Fotografias: DR

PREV

CENTRO DA MERCEDES-BENZ NO DUBAI COM PRÉMIO “ARQUITETURA EXCELENTE” NO GERMAN DESIGN AWARD 2025