fbpx

A CATEDRAL RESTAURADA DE NOTRE-DAME EM PARIS REABRIU MAIS LUMINOSA

A CATEDRAL RESTAURADA DE NOTRE-DAME EM PARIS REABRIU MAIS LUMINOSA

Após cinco anos de restauro da Notre-Dame, a catedral gótica de Paris reabre, mais luminosa e mais icónica. A catedral parisiense reabriu com celebrações oficiais dia 7 de dezembro. Depois do incêndio de 2019, a catedral renasce pelas mãos e trabalho de centenas de arquitetos e artesãos que reconstruiram a igreja, devolvendo-lhe o seu esplendor sagrado e a luminosidade que irá deslumbrar os visitantes, estimados em 15 milhões de visitas por ano.

A reabertura da catedral de Notre-Dame, em Paris, após cinco anos de restauro, representa o renascimento de um ícone mundial do gótico.
A nova Notre-Dame reabriu sábado, dia 7 de dezembro, mais luminosa e icónica do que nunca, despois do incêndio de 2019. Recorde-se que a construção da Notre-Dame remonta ao ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria e situa-se na Île de la Cité em Paris, com vistas para o rio Sena.
A conservação e restauro da icónica catedral de Notre-Dame, com a nave vista a partir da varanda do órgão, no lado ocidental, está, agora, mais limpa e luminosa.
A catedral apresenta-se agora mais luminosa, após um restauro exaustivo, as abóbadas góticas, os vitrais e as paredes em calcário recuperaram a sua luz original. Os detalhes arquitetónicos mostram a grandiosidade do estilo gótico com mais clareza e visibilidade.
Refira-se que os tesouros artísticos foram cuidadosamente restaurados, desde os frescos até ao monumental tapete cerimonial do coro, todos os elementos decorativos. Também os sinos, que foram limpos na fundição normanda onde foram criados no século XIX.
A inovação tecnológica entra na Notre-Dame através de um sistema de iluminação LED inteligente transforma o interior da catedral em momentos-chave, como a Vigília Pascal ou celebrações festivas. Esta abordagem destaca a ligação simbólica entre a luz e a espiritualidade que define Notre-Dame.
A Notre-Dame, de arquitetura gótica, reabre as suas portas ao público, restaurada com uma luminosidade que promete fascinar todos os visitantes, onde são esperadas cerca de 15 milhões de visitas anuais.
O sistema de bilheteira online permite que os visitantes reservem horários antecipadamente para um circuito educativo de visita em várias línguas que integra história, arte e espiritualidade.

Fotografias: DR | Notre-Dame | © Julio Piatti

PREV

ÁLVARO SIZA VIEIRA ASSINA A OURO E DIAMANTES ESTREIA NA JOALHARIA PORTUGUESA

NEXT

CENTRO DA MERCEDES-BENZ NO DUBAI COM PRÉMIO “ARQUITETURA EXCELENTE” NO GERMAN DESIGN AWARD 2025