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GABINETE ZAHA HADID ARCHITECTS ASSINOU PROJETO DO METRO DE RIADE NA ARÁBIA SAUDITA

GABINETE ZAHA HADID ARCHITECTS ASSINOU PROJETO DO METRO DE RIADE NA ARÁBIA SAUDITA

Desenhado pelo gabinete de arquitetura Zaha Hadid Architects, o Metro de Riade, na Arábia Saudita, foi inaugurado dia 1 de dezembro. Trata-se do mais longo sistema de trânsito sem condutor do mundo, a rede do Metro de Riade estende-se por mais de 176 quilómetros em 6 linhas e 85 estações, com uma capacidade para receber de 3,6 milhões de passageiros diários, contribuindo para a utilização de meio de transporte sustentável para a cidade. O design do edifício da estação da nova rede de Metro foi pensado para aproveitar as energias renováveis, com painéis ajustáveis para garantir uma climatização eficiente.

A estação de metro King Abdullah Financial District (KAFD), projetada por Zaha Hadid Architects (ZHA), inaugurada dia 1 de dezembro, em Riade, funciona como o principal ponto de intercâmbio da nova rede que liga o terminal KAFD ao Aeroporto Internacional King Khalid.
A nova estação de Metro de Riade reduzirá o número de deslocações de automóvel em toda a cidade e incentivará a utilização de transportes sustentáveis.
São seis plataformas ferroviárias da estação, distribuídas por quatro pisos, estão ligadas aos serviços de autocarros, criando um importante centro de transportes multimodal para a cidade, bem como novas praças públicas interiores e exteriores para a zona financeira.

A rede de Metro de Riade, com o sistema de trânsito sem condutor mais longo do mundo, estende-se por mais de 176 quilómetros em 6 linhas e 85 estações, com uma capacidade de 3,6 milhões de passageiros diários, ligando os principais bairros, centros de negócios e marcos culturais da capital da Arábia Saudita.
A arquitetura do edifício remete para ondas sinuosas que se estendem ao exterior da estação, revestido com painéis de betão. As perfurações geométricas da fachada reduzem o ganho solar como uma reinterpretação contemporânea do abrigo ambiental tradicional da arquitetura vernacular da região. A composição da fachada da estação ecoa os padrões gerados pelos ventos do deserto na areia, onde as frequências múltiplas e a reverberação geram a repetição complexa de padrões evidentes no mundo natural.
O design foi continuamente otimizado pela ZHA ao longo do seu desenvolvimento para aumentar a eficiência estrutural e o desempenho ambiental, ao mesmo tempo que simplificava o processo de construção sem comprometer a qualidade espacial; integrando perfeitamente a estrutura autoportante da sua envolvente externa com a estrutura interna da estação que suporta as plataformas de comboios e os viadutos.
Proporcionando um conforto ótimo com um consumo mínimo de energia, a estação combina caraterísticas de conceção passiva eficazes com um sistema de arrefecimento de elevada eficiência que é alimentado por energias renováveis e se ajusta automaticamente aos diferentes níveis de passageiros ao longo do dia, enquanto os painéis das portas deslizantes em cada plataforma retêm o ar fresco no interior da estação. A estação de metro KAFD obteve a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Gold do US Green Building Council.

Fotografias: DR | Zaha Hadid Architects

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