GABINETE ZAHA HADID ARCHITECTS ASSINOU PROJETO DO METRO DE RIADE NA ARÁBIA SAUDITA
Desenhado pelo gabinete de arquitetura Zaha Hadid Architects, o Metro de Riade, na Arábia Saudita, foi inaugurado dia 1 de dezembro. Trata-se do mais longo sistema de trânsito sem condutor do mundo, a rede do Metro de Riade estende-se por mais de 176 quilómetros em 6 linhas e 85 estações, com uma capacidade para receber de 3,6 milhões de passageiros diários, contribuindo para a utilização de meio de transporte sustentável para a cidade. O design do edifício da estação da nova rede de Metro foi pensado para aproveitar as energias renováveis, com painéis ajustáveis para garantir uma climatização eficiente.
A estação de metro King Abdullah Financial District (KAFD), projetada por Zaha Hadid Architects (ZHA), inaugurada dia 1 de dezembro, em Riade, funciona como o principal ponto de intercâmbio da nova rede que liga o terminal KAFD ao Aeroporto Internacional King Khalid.
A nova estação de Metro de Riade reduzirá o número de deslocações de automóvel em toda a cidade e incentivará a utilização de transportes sustentáveis.
São seis plataformas ferroviárias da estação, distribuídas por quatro pisos, estão ligadas aos serviços de autocarros, criando um importante centro de transportes multimodal para a cidade, bem como novas praças públicas interiores e exteriores para a zona financeira.
A rede de Metro de Riade, com o sistema de trânsito sem condutor mais longo do mundo, estende-se por mais de 176 quilómetros em 6 linhas e 85 estações, com uma capacidade de 3,6 milhões de passageiros diários, ligando os principais bairros, centros de negócios e marcos culturais da capital da Arábia Saudita.
A arquitetura do edifício remete para ondas sinuosas que se estendem ao exterior da estação, revestido com painéis de betão. As perfurações geométricas da fachada reduzem o ganho solar como uma reinterpretação contemporânea do abrigo ambiental tradicional da arquitetura vernacular da região. A composição da fachada da estação ecoa os padrões gerados pelos ventos do deserto na areia, onde as frequências múltiplas e a reverberação geram a repetição complexa de padrões evidentes no mundo natural.
O design foi continuamente otimizado pela ZHA ao longo do seu desenvolvimento para aumentar a eficiência estrutural e o desempenho ambiental, ao mesmo tempo que simplificava o processo de construção sem comprometer a qualidade espacial; integrando perfeitamente a estrutura autoportante da sua envolvente externa com a estrutura interna da estação que suporta as plataformas de comboios e os viadutos.
Proporcionando um conforto ótimo com um consumo mínimo de energia, a estação combina caraterísticas de conceção passiva eficazes com um sistema de arrefecimento de elevada eficiência que é alimentado por energias renováveis e se ajusta automaticamente aos diferentes níveis de passageiros ao longo do dia, enquanto os painéis das portas deslizantes em cada plataforma retêm o ar fresco no interior da estação. A estação de metro KAFD obteve a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Gold do US Green Building Council.
Fotografias: DR | Zaha Hadid Architects