TAPEÇARIA INSPIRADA NO DOURO MOSTRA-SE NA BOUTIQUE DESIGN NEW YORK
A empresa portuguesa Ferreira de Sá apresentou pela primeira vez, na Boutique Design New York, o Tapete Douro, uma homenagem à beleza da emblemática paisagem do Vale do Douro, redesenhando harmoniosamente o movimento das encostas ondulantes em socalcos, num olhar contemporâneo que exibe as texturas em relevo e as cores naturais dos materiais selecionados.
O Tapete Douro, peça de tapeçaria contemporânea produzida da empresa Ferreira de Sá, com sede em Espinho, foi apresenta, pela primeira vez, na Boutique Design New York, este domingo, 10 de novembro. A peça refletindo a ligação ao património português com um olhar de design contemporâneo, resulta do trabalho cuidadoso com técnicas que conferem uma textura dinâmica ao Tapete Douro.
A peça evoca o relevo e a profundidade do icónico vale português inspirado nas ondulantes encostas em socalcos do Douro. Com um design abstrato, a peça de tapeçaria “capta o movimento harmonioso das vinhas, fluindo como o vale, enquanto os tons profundos de verde refletem a vitalidade da vegetação densa e exuberante”, refere nota de impensa da Ferreira de Sá.
Segundo a empresa, o tapete Douro “é criado através de uma combinação das técnicas de tufting cut pile e loop pile, que trabalham em conjunto para construir uma paisagem rica em textura. A interação entre estas técnicas de tufting introduz variações subtis em altura e densidade, conferindo ao tapete uma sensação dinâmica e em camadas, que capta o movimento ondulante do Vale do Douro. O Douro celebra as paisagens de Portugal, refletindo o movimento da natureza através de um design cuidadoso e uma expressão artística moderna. Os materiais deste tapete foram cuidadosamente selecionados para criar uma textura que é ao mesmo tempo suave e resistente”.
“Botanical Silk e Contract Botanical Silk oferecem um brilho subtil que acrescenta profundidade sem se impor, enquanto a lã confere um calor natural e durabilidade fiável. Econyl® Regenerated Nylon é incorporado para reforçar a estrutura do tapete, garantindo um acabamento equilibrado e acolhedor”, destaca a marca.
A Ferreira de Sá cria tapetes desde 1946, em Espinho. As peças combinam inovação e design com tradição portuguesa. Cada coleção reflete um compromisso com a exploração de novas técnicas e materiais, ampliando os limites do design de tapetes, sem nunca esquecer as origens. Para a Ferreira de Sá, a arte e a modernidade conjugadas em equilibro permitem criar tapetes intemporais, com uma visão contemporânea.