MUSEU DE SERRALVES PROMOVE LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO “C.A.S.A. – COLEÇÃO ÁLVARO SIZA ARQUIVO”
O Museu de Serralves vai promover o lançamento da publicação “C.A.S.A. – Coleção Álvaro Siza Arquivo” no próximo dia 23 de outubro, às 18h30. A sessão contará com a presença do arquiteto Álvaro Siza de 91 anos. Deste livro constam os 110 projetos que são o objeto de estudo e do “olhar” do arquiteto António Choupina, curador da mostra e editor do catálogo.
O lançamento livro da exposição “C.A.S.A. – Coleção Álvaro Siza Arquivo” realiza-se no Hall do Museu de Serralves e contará com a participação do arquiteto Álvaro Siza, o primeiro português a receber um Pritzker, galardoado em 1992. O arquiteto António Choupina, curador da mostra e editor do catálogo apresenta 110 projetos que são o objeto de estudo desta publicação.
Além de Álvaro Siza, o evento terá também a presença de António Choupina, Carlos Castanheira, Tereza Siza, Alexandre Alves Costa, António Menéres, António Madureira, Tiago Figueiredo, Joaquim Moreno, Magda Seifert e Valter Hugo Mãe.
O livro explora nove secções do arquivo de arquitetura da Fundação de Serralves e uma secção extra da coleção de arte, doada por Álvaro Siza, marcando os 91 anos do prestigiado arquiteto português.
Recorde-se que ainda que a exposição “C.A.S.A., Coleção Álvaro Siza, Arquivo”, na Ala Álvaro Siza, do Museu de Serralves, pode ser visitada até dia 27 de outubro.
Com um piso dedicado à arquitetura, a Ala Álvaro Siza funciona como “Casa da Coleção de Serralves”. Esta exposição centra-se no Arquivo de Álvaro Siza doado a Serralves em 2015, para reforçar a apresentação da sua obra, “como uma narrativa única sobre o desenvolvimento da arquitetura portuguesa contemporânea”.
A mostra “C.A.S.A., Coleção Álvaro Siza, Arquivo” sobre os arquivos do arquiteto Álvaro Siza reforça a referência à “Casa” como génese de toda a arquitetura. A exposição conta, ainda, com as esculturas de madeira desenhadas por Siza e materializadas pela Antarte para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza de 2023.
Fotografias: © Fernando Guerra