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AS MÍTICAS SAPATILHAS DA NIKE VÃO ESTAR EM EXPOSIÇÃO NO VITRA DESIGN MUSEUM

AS MÍTICAS SAPATILHAS DA NIKE VÃO ESTAR EM EXPOSIÇÃO NO VITRA DESIGN MUSEUM

A Nike apresenta a primeira exposição de sempre no Vitra Design Museum, com estreia marcada para dia 21 de setembro, mantendo-se até 4 de maio de 2025. O museu desenhado pelo arquiteto Frank Gehry acolhe a mostra da Nike, através do percurso da empresa ao longo de cinco décadas da marca mundial reconhecida pelos artigos desportivos icónicos. A exposição foi produzida pelo Vitra Design Museum com curadoria de Glenn Adamson.

Com “Nike: Form Follows Motion”, o Vitra Design Museum apresenta a primeira exposição de sempre sobre a Nike, a mais reconhecida marca de artigos desportivos do mundo, refere nota de imprensa.

“A exposição explora a ascensão da empresa ao longo de cinco décadas, de uma pequena start-up a um fenómeno global, com foco no histórico de design da Nike: dos inícios da empresa, nos anos 1960, e a criação do famoso “swoosh”, a produtos icónicos, como Air Max e Flyknit, e a atual investigação dedicada a futuros materiais e sustentabilidade. No seguimento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Paris e o Campeonato Europeu de Futebol na Alemanha, a exposição realça a importância do desporto para a inovação do design e mudanças sociais e, ao mesmo tempo, chama a atenção para a devoção quase mítica a sapatilhas e roupa desportiva na cultura popular e redes sociais”, lê-se na nota de imprensa.

Recorde-se que o nome da Nike provém da deusa grega da vitória. A Nike tornou-se a maior marca de artigos desportivos do mundo desde a sua constituição oficial em 1972.

Pela primeira vez, a exposição “Nike: Form Follows Motion” mostra os bastidores deste laboratório de design único e explora a inovação tecnológica e mudanças sociais associadas à marca. Na sua maioria, a exposição apresenta peças do DNA – Department of Nike Archives, o próprio arquivo da empresa, que inclui mais de 200 000 itens. Esta é a primeira exposição a oferecer ao público uma seleção cuidada deste arquivo. Entre as peças expostas encontram-se raridades e exemplares únicos, incluindo protótipos experimentais de modelos icónicos, como a sapatilha Waffle, as Air Force One e as Shox, bem como estudos originais para calçado e vestuário. Os contributos criativos de vários designers são destacados ao longo de toda a exposição, tanto os de pessoas da própria empresa, como Diane Katz, Tinker Hatfield e Eric Avar, como de colaboradores externos, como Marc Newson, Comme des Garçons e Virgil Abloh. Também atletas – dos maiores do mundo aos mais amadores – desempenharam um papel particularmente importante no processo de design da Nike ao contribuírem com a sua experiência pessoal e requisitos relativamente ao desenvolvimento de produtos.

Segundo Mateo Kries, diretor do Vitra Design Museum: “Há muito tempo que queríamos organizar uma exposição sobre design e desporto. Quando contactámos a Nike, foi-nos apresentado o seu incrível arquivo de design – um tesouro imenso que nunca havia sido mostrado ao público. Foi assim que surgiu a ideia para esta exposição. Esta mostra apresenta uma oportunidade única de vermos o design através da lente de uma só marca e de exibirmos objetos fascinantes que ilustram o processo de desenvolvimento do design – alguns dos quais nunca foram mostrados antes”.

A exposição é orientada por uma série de eventos e workshops sobre a temática do desporto e do design. Após a inauguração no Vitra Design Museum, a exposição será apresentada noutros museus internacionais.

Fotografias: Armando Jorge Mota Ribeiro

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