PAVILHÃO DE PORTUGAL NA EXPO 2025 DE OSAKA DEDICADO AOS OCEANOS JÁ ESTÁ EM CONSTRUÇÃO
O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 de Osaka, no Japão, projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, está já em construção e prevê-se que esteja concluído, em março do próximo ano. A arquitetura do edifício inspirou-se nas ondas dos “Oceano” e na sustentabilidade. A Expo 2025 Osaka decorre de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, reunindo países de todo o mundo para partilhar inovações, culturas e visões para o futuro.
O arquiteto Kengo Kuma é o autor do pavilhão de Portugal para a Expo 2025, em Osaka, no Japão, evento que se realiza de 13 de abril a 13 de outubro de 2025. O edifício, inspirado nos “Oceanos”, é atravessado pela luz e representa uma onda que convida a entrar.
Um olhar atento ao projeto do Pavilhão de Portugal, mostra cordas suspensas e redes recicladas que marcam o volume desenhado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e o seu atelier (KKAA). Além destes materiais, se juntarmos a praça superior suspensa que evoca uma onda, o pavilhão português ilustra o tema do “Oceano – Diálogo Azul”, com uma área de mais de 1.800 metros quadrados e situado na zona ‘Empowering Lives’ do recinto da Expo.
O oceano e a sustentabilidade presente no edifício dedicado a acolher Portugal está alinhado com o tema geral da Expo 2025 ““Designing Future Society for Our Lives” (Desenhando a Sociedade do Futuro para as Nossas Vidas).
O pavilhão português iniciou a construção no final de agosto e capta a essência do movimento oceânico, para estar tudo pronto, o pavilhão deverá ficar concluído, em marco, um mês antes da abertura a Expo 2025 Osaka, espera Joana Gomes Cardoso, a comissária-geral, “satisfeita com o arranque da obra”.
A organização espera 1,4 milhões de visitantes ao longo dos seis meses de exposição, dos quais se prevê que 90% sejam japoneses.
O Dia Nacional de Portugal na Expo 2025 Osaka será celebrado a 5 de maio, oferecendo aos visitantes a oportunidade de mergulhar na cultura portuguesa através de performances, atividades emocionantes e espetáculos ao vivo. Esta data coincide com a celebração do Dia da Criança, no Japão.
Fotografias: Atelier kengo kuma