fbpx

NOVA MONOGRAFIA DO ARQUITETO ÁLVARO SIZA PELA LENTE DO FOTÓGRAFO DUCCIO MALAGAMBA

NOVA MONOGRAFIA DO ARQUITETO ÁLVARO SIZA PELA LENTE DO FOTÓGRAFO DUCCIO MALAGAMBA

 A nova monografia do arquiteto Álvaro Siza é impactante e imersiva e cheia de pormenores estéticos imperdíveis. Siza e o fotógrafo italiano Duccio Malagamba colaboram num novo livro da Phaidon intitulado ‘Before / After: Álvaro Siza Duccio Malagamba” que celebra o trabalho do arquiteto português de 91 anos, laureado com o prémio Pritzker em 1992.

Lançada recentemente, a nova monografia espelha a estreita colaboração entre o arquiteto português Álvaro Siza e o fotógrafo de arquitetura italiano Duccio Malagamba. Este livro de arquitetura editado pela Phaidon apresenta-se impactante e com detalhes estéticos imperdíveis.

A produção do livro é bastante imersiva pelas obras emblemáticas do arquiteto Siza, dos desenhos às fotografias dos edifícios, cada página tem espaço para respirar. A arquitetura de Siza sobressai nas imagens de Malagamba que captam as qualidades da luz e do espaço, as subtilezas da forma e o requinte dos detalhes.

De referir que “Antes / Depois: Álvaro Siza Duccio Malagamba” tem metade da extensão da monografia de referência de Siza publicada pela Phaidon, em 2000, e limita-se a 20 projetos dos 70 anos de prática deste arquiteto.

Esta monografia tem um impacto maior, apoiado pelas imagens especializadas de Malagamba. As fotografias são acompanhadas por esboços conceptuais expressivos de Álvaro Siza Vieira em cada uma das páginas, o que de certo modo explica o subtítulo do livro (Siza significa o “antes” e Malagamba o “depois”).

Aos 91 anos, Siza continua a seguir o traço puro e rigoroso, um caminho a favor de uma arquitetura minimalista e refinada. O seu trabalho tem sido uma inspiração mundial.

A nova monografia “Antes / Depois: Álvaro Siza Duccio Malagamba”, está disponível em phaidon.com e também na Amazon.

Fotografias: Duccio Malagamba

PREV

SERRALVES EM LUZ COM 25 INSTALAÇÕES DE VÍDEO MAPPING PARA VISITAR

NEXT

MINISTÉRIO DA CULTURA ANUNCIA VISITAS GRATUITAS A MUSEUS, PALÁCIOS E MOSTEIROS