ARTE DE VHILS NA NOVA ESTAÇÃO DE METRO DO AEROPORTO DE ORLY
O mural de Vhils na nova estação de metro do aeroporto de Orly já foi inaugurado, em Paris, pouco antes do arranque dos Jogos Olímpicos de 2024. A incrível obra do artista português é composta por mais de 11 mil azulejos esculpidos de forma única. O mural de 34 metros reflete o amor e a paixão do artista que se dedicou durante 3 anos ao projeto. O painel azul e branco de Vhils representa dois rostos e parte da Torre Eiffel.
O Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro, marcou presença esta quarta-feira, 19 de junho, na inauguração do mural “Strates Urbaines” de Vhils, na nova estação de metro do aeroporto de Orly, e referiu que este trabalho “enobrecer a nossa cultura e o nosso país”.
A obra foi criada com mais de 11 mil azulejos tradicionais e o artista Vhils revelou que este “tem sido um trabalho de amor nos últimos três anos”.
A obra de Vhils preenche um mural de 34 metros desta nova estação de metro de Orly. É composta por mais de 11 mil azulejos tradicionais portugueses esculpidos. O painel azul e branco mostra dois rostos e parte da Torre Eiffel.
A nova estação de metro de Orly em Paris, que deverá abrir pouco antes do arranque dos Jogos Olímpicos de 2024. A Linha 14 da Estação Orly vai abrir ao público no dia 24 de junho e é, agora, a nova “casa” da obra de Vhils. Na próxima visita à capital francesa pode-se incluir no roteiro cultural o mural da autoria de Vhils, a instalação de azulejos azuis e brancos esculpidos de forma única demonstra toda a paixão do autor.
A obra foi pensada durante três anos, criada em 14 meses e faz parte do projeto Grand Paris Express, um prolongamento de mais de 200 quilómetros do metro, com quatro novas linhas.
Nas redes sociais Vhils escreveu que “este projeto, o meu primeiro trabalho não tão efémero numa estação, tem sido um trabalho de amor nos últimos três anos. Um grande obrigado a todos os envolvidos”.
O artista plástico português, Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, é uma referência mundial em arte urbana, reconhecido pelos seus trabalhos icónicos. Começou pelo graffiti em comboios, em adolescente, mais tarde, desenvolveu o seu próprio estilo artístico, baseado na técnica de criar relevos. O artista tem inaugurado diferentes murais ao longo dos anos, sempre marcados pela irreverência.
Também no Petit Palais ‒ Museu de Belas Artes de Paris, foi inaugurada dia 12 de junho, uma exposição dedicada à arte urbana, que inclui trabalhos de Vhils e do artista português Add Fuel. “Pela primeira vez, o Petit Palais abre as portas aos artistas urbanos, convidando-os a participar num diálogo subtil com as suas coleções permanentes e a sua arquitetura”, lê-se no site do museu.
A exposição “We Are Here” inclui mais de 200 trabalhos de artistas da arte urbana, entre os quais os norte-americanos Shepard Fairey e Swoon, o britânico D*Face, o chileno Inti e o francês Invader. A mostra tem entrada gratuita e estará patente até 17 de novembro.
Fotografias: DR | Vhils